As Ferramentas de Negócios do Instagram foram criadas para que as pessoas descubram novos produtos, serviços e empresas. Elas podem ser excelentes aliadas para que se aumente a presença comercial da organização na rede social e se conecte mais facilmente com os seus clientes. No texto de hoje, vamos te explicar as vantagens para se investir e alguns recursos a serem aplicados nas suas estratégias de mídias sociais.
No texto anterior – O que o seu negócio pode ganhar com o Marketing no Instagram – explicamos que o Instagram é uma rede social onde os negócios utilizam de imagens para se relacionar com o seu público.
Você sabia que: 80% dos Instagrammers seguem uma empresa no Instagram, 60% das pessoas descobrem um produto ou serviço no Instagram e 75% agem depois de serem inspiradas por uma publicação¹?
Pois bem, são dados que demonstram o tamanho do engajamento dos usuários com os perfis empresariais. Para que os empreendimentos consigam “aparecer” aos os seus possíveis clientes, o Instagram disponibiliza alguns recursos que são:
1- Mais opções de contato:
As empresas possuem um tipo de perfil exclusivo, chamado de “Perfil Comercial”, por esta opção é possível criar uma presença virtual única e que permite aos consumidores a entrarem em contato e saiba mais sobre você.
As opções disponibilizadas são:
2- Informações para o alcance do público:
Com os dados fornecidos pela Ferramenta de Negócios do Instagram é permitido verificar as pessoas que estão conectadas ao perfil da empresa e o desempenho das publicações. É essencial conhecer melhor o comportamento e os dados demográficos do público para que a criação de conteúdo seja relevante e impulsionado.
Nas informações trazem resultados referentes a:
- Impressões: número de vezes que a publicação foi visualizada;
- Alcance: número de pessoas que a publicação alcançou nos últimos 7 dias;
- Cliques no site: número de pessoas que clicaram no link do site no perfil;
- Publicações mais populares: é disponível visualizar as publicações que mais deram resultados. Isso poderá ajudar a entender quais tipos de posts fazem mais sentido ao público e a criar conteúdo relevante;
- Dados sobre o público: é possível analisar quem são os seus seguidores e suas idades, gêneros, localizações e os horários mais prováveis que estejam online.
3- Promoção de publicações:
Já sabemos que o Instagram é uma rede social que inspira a mais de 700 milhões de pessoas a buscarem novas coisas². Por esta razão, ele criou um recurso que permite as empresas a promoverem as suas publicações e a encontrarem novos clientes. Com o recurso de promoção é possível impulsionar os posts e atingir mais usuários reais.
Atualmente, mais de um bilhão de empresas anunciam no instagram³.
Os anúncios no Instagram possuem dois grandes objetivos: atrair visitas ao site e levar as pessoas a contatarem ou visitarem a loja física. Por meio da promoção de postagens é possível selecionar um destes dois objetivos, escolher as CTA’s (Call to Action, em português “Chamadas para Ação”), adicionar o site ou o endereço comercial e/ou telefone, criar o próprio público a ser atingido com base em idade, gênero, localização ou interesses e estipular o orçamento para a promoção.
Portanto, conforme apresentado acima, o Instagram fornece diversas vantagens para que os empreendimentos aumentem a ganhem presença na rede social, como:
- Disponibilização de um tipo de perfil específico para empresas, chamado de perfil comercial, que permite aos clientes entrar em contato por mensagens de textos ou chamadas telefônicas.
- Visualização dos dados demográficos dos seguidores e o desempenho das publicações.
- A promoção das publicações que abre as portas para atingir novos clientes e fazer com que eles acessem o site ou visitem/liguem para a empresa.
A Imédia comunicação é uma agência especializada no serviço de gerenciamento de redes sociais. Se você deseja que o seu negócio cresça no meio digital ou se tiver alguma dúvida a respeito do tema, entre em contato conosco e agende uma consultoria gratuita.
¹Com Score, janeiro de 2016, pesquisa com os usuários do Instagram, novembro de 2015
²Divulgação do balanço do Facebook, 1º trimestre de 2017
³Divulgação do balanço do Facebook, 2º trimestre de 2017