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A importância da implantação de um CRM no time de vendas de uma empresa

O marketing é indispensável para o sucesso de um negócio. Com o mercado em crise, muitas empresas estão sofrendo com a queda constante de vendas. Se você tem uma companhia, mas não está contente com os resultados que ela está alcançando, saiba que você pode melhorar e muito as suas vendas investindo na implantação de um CRM na sua empresa.

Para que você entenda o papel do CRM em uma organização, precisamos primeiro passar por alguns conceitos e quebrar algumas “crenças” a respeito.

A primeira delas é que o CRM tem apenas a função de criar um canal de diálogo com cliente. A verdade é que ele vai muito além disso! Veja mais:

Gestão de produtos e serviços

A função do marketing em uma empresa gira em torno de como uma organização pode entender o mercado e satisfazer suas necessidades e desejos através de produtos e serviços.

Para isso, ela deve ser capaz de criar, comunicar e entregar valor ao seu público-alvo através de experiências consistentes, envolvendo sua marca e tudo que comercializar.

Transformar desejos em necessidades

Outra característica do marketing é transformar desejos em necessidades criando indivíduos ávidos por comprar. (Pode parecer simples, mas na prática não é!).

Processos de marketing exigem uma visão 360º, pois envolvem todas as etapas necessárias para que um produto ou serviço chegue ao mercado, desde a sua idealização até o momento de venda.

A importância do CRM

Para começar: você sabe o que é CRM?  CRM é a sigla usada para Customer Relationship Management e se refere ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente.

Definição de marcado-alvo, segmentação e posicionamento e o CRM

A maioria dos produtos e serviços que conhecemos foram concebidos para satisfazer as necessidades de públicos com perfis bem específicos.

Tudo deve partir da observação do mercado, de modo a identificar potenciais problemas que possam ser resolvidos.

A ideia é segmentar o mercado segundo seus desejos, necessidades, fatores demográficos, geográficos e psicográficos.

Construção da marca

As ações de marketing tem como propósito criar todas as condições necessárias para que uma empresa gere vendas. Para isso, é necessário:

Descobrir e identificar novos mercados, mapear necessidades, auxiliar na idealização de produtos e serviços que satisfaçam necessidades/desejos do público-alvo, definir o posicionamento do produto no mercado, criar diferenciação e vantagem competitiva, entre outros…

Relacionamento com o cliente

O CRM, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, como o termo é conhecido em português, vai muito além de uma plataforma ou um software: é todo o processo utilizado por startups, pequenas e grandes empresas para gerenciar e analisar as interações com clientes, antecipar necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade, aumentar as vendas e personalizar campanhas de captação de novos clientes.

Para te ajudar a entender mais sobre o relacionamento com o cliente e o que ele significa para a sua empresa, continue lendo e descubra tudo sobre CRM.

Vantagens e benefícios de um CRM:

Um CRM ajuda sua empresa a dispensar os processos obsoletos e o esforço manual para que o seu negócio possa progredir. A plataforma organiza as contas e contatos de forma acessível, em tempo real, acelerando e simplificando o processo de vendas.

Em vez de ficar preso a lembretes em notas adesivas amarelas ou imerso em planilhas, você passa leads para sua equipe de vendas de forma rápida e fácil: cada membro da equipe, independentemente de onde esteja e o que esteja fazendo, está sempre trabalhando com informações atualizadas sobre os clientes e suas interações com a empresa.

Objetivo do CRM

O gerenciamento do relacionamento com o cliente é uma prática importantíssima para qualquer empresa que deseja acrescentar uma vantagem cmpetitiva sobre seus concorrentes.

O CRM tem o objetivo de atender às necessidades dos clientes, fortalecendo o relacionamento com eles de forma vantajosa, de modo que percebam que são ouvidos, que sua opinião é valorizada e que a empresa está sempre em busca de atender às suas necessidades, resolvendo os problemas e “dores de cabeça” da melhor forma possível.

Novos canais de relacionamento com o cliente

Na esfera do mundo globalizado, os novos canais de comunicação mudaram a forma como as pessoas consomem as informações. Estas transformações tecnológicas, por sua vez, ocorridas nos últimos anos, ocasionaram mudanças, também, nos hábitos dos consumidores e dos clientes. Como já vimos aqui, este novo cliente tem à sua disposição uma série de ferramentas e instrumentos que permitem pesquisar, ler, analisar e questionar sobre novos produtos e serviços.

Torna-se, portanto, preponderante entender que o verdadeiro trabalho de um profissional de marketing frente a essa nova realidade deve estar voltado às tecnologias digitais e demais plataformas, sites, CRM, ferramentas e instrumentos utilizados por meio da rede mundial de computadores.

A importância da implantação de um CRM nas empresas

Nesse cenário competitivo e de muita turbulência, o papel dos profissionais de comunicação é preponderante, em especial o do profissional de marketing, que tem habilidades e conhecimento de ferramentas e estratégias de comunicação que estabelecem o estreitamento efetivo dos relacionamentos dos públicos com a organização, com o objetivo de manter um bom relacionamento com os consumidores.

Destaca-se, nesse sentido, a importância das estratégias de comunicação como um instrumento que vem auxiliando nas propostas de novos paradigmas, a fim de preservar a imagem e reputação de organizações que se encontram em risco, cujo foco deve estar voltado para uma maior necessidade de estratégias eficazes para o relacionamento com o cliente.

Informações completas sobre o cliente, por exemplo, fáceis de localizar, atualizadas e confiáveis, além de uma comunicação ágil, tanto entre os membros da equipe como o próprio cliente, são condições indispensáveis para que o CRM, a gestão do relacionamento com o cliente, funcione adequadamente.

Considerando o contexto atual em que vivemos e o aumento considerável de crises enfrentadas pelas empresas, ressalta-se ainda mais a importância de um canal apropriado, como o CRM, para atuar na administração da comunicação e execução de um planejamento estratégico.

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