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A importância do chatbot nas redes sociais do seu negócio

Na esfera do mundo globalizado, os novos canais de comunicação atuais mudaram a forma como as pessoas consomem as informações. E por conta disso, estas transformações tecnológicas, por sua vez, tem ocorridas nos últimos anos cada vez mais rápido. Ocasionando mudanças, também, nos hábitos dos consumidores. Este novo consumidor tem à sua disposição uma série de ferramentas e instrumentos, que permitem pesquisar, ler, analisar e questionar sobre novos produtos e serviços. Você sabe qual a importância do chatbot nas redes sociais do seu negócio?

Para muitos empreendedores digitais os chatbots já fazem parte dessa realidade e são a bola da vez, pois essa ferramenta auxilia o consumidor e facilita a comunicação entre pessoas e empresas. Cada vez mais ela está sendo fortemente adotada por empresas, visando melhorar o atendimento ao cliente e até por redes sociais — o Facebook Messenger, esse que permite por sua vez, que perfis de páginas dentro da rede social ofereçam chatbots nas janelas de mensagens.

Você sabe o que é chatbot?

Você sabe qual a importância do chatbot para o seu negócio? O Chatbot é a junção de duas palavras: chat (bate-papo) e “bot” (abreviação em inglês da palavra robô). Isso portanto, ocasiona em um robô criado para fazer perguntas e elaborar respostas.

Os chatbots e as redes sociais

Com a tecnologia cada vez mais presente, o uso de redes sociais para interagir com consumidores foi uma das grandes revoluções proporcionadas pelo marketing, na era da transformação digital. Esses canais servem como, plataformas para atrair a atenção da audiência e, em casos mais avançados, dispõem de chats privados que podem ser usados para o atendimento direto ao consumidor.

O sucesso na comunicação via mensagem direta em redes como o Facebook, Twitter e o Instagram fez com que as marcas olhassem com maior atenção para essa funcionalidade e passassem a adota – lá.

Chats privados e os novos canais de relacionamento

Os chats privados são checados frequentemente pelos usuários, pois está sempre ali na palma da mão e já fazem parte de sua rotina digital. Nesse caso, podemos dizer que é uma versão mais jovem e atual do e-mail, pois apresenta uma rapidez e agilidade maior na hora de se comunicar. Seguindo esse pensamento, por que não investir na comunicação em aplicativos que, em essência, funcionam como chats privados e podem atrair ainda mais a atenção dos clientes para seu negócio?

É o caso, do WhatsApp, aplicativo de mensagens rápidas, cujas funcionalidades já vem sendo utilizadas para vendas há algum tempo. A tendência é que isso aumente e se expanda para outras áreas, como a nutrição de leads, ocasionando assim o aumento de resultado e lucratividade das empresas.

Tendências

Uma das tendências do marketing digital em 2020, que deve promover uma mudança nos hábitos de consumo, é o uso cada vez maior de aplicativos de mensagens privadas como WhatsApp, Viber e WeChat e Chatbots. Eles estão cada vez mais em alta, proporcionando grandes oportunidades.

Muitas empresas já estão analisando como utilizar estes aplicativos, pois a sua utilização é de extrema importância em suas estratégias de Marketing digital, na medida em que eles ficam cada vez mais populares, como o WhatsApp aqui no Brasil.

Ampliação do investimento em chatbots

A rede mundial está se tornando fundamental às atividades de marketing em todo o mundo. As características de velocidade e de instantaneidade da Internet, também são positivas, pois o profissional de comunicação tem a possibilidade de responder de imediato a situações. Possibilitando assim, rápida solução a diversas questões.

Muitas marcas, ao invés de utilizarem mensagens de e-mail, estão adotando o uso de aplicativos particulares e de grupos de mensagens particulares. E já estão começando a fechar negócios através destes aplicativos, pois passam a entender suas relevâncias para o mercado financeiro.

O uso dos chatbots

Os chatbots podem ser utilizados em diversas aplicações diferentes. No entanto, eles seguem o mesmo princípio: são comandos programados para realizar a troca de informações de maneira automatizada, sem a necessidade de um atendente humano por trás do atendimento. O que garante economia, agilidade e praticidade.

No entanto, para obter êxito com a ferramenta, é essencial desenvolver um serviço de qualidade e com total integração ao sistema, visando garantir a qualidade dos serviços prestados, com variedade de informações e rapidez no processo de forma geral.

Inteligência artificial

A Inteligência Artificial também pode ser integrada aos sistemas, evitando que o cliente se depare apenas com mensagens pré programadas e repetitivas, que ao invés de ajudar causam repulsa ao consumidor.

Para quem não sabe, Inteligência artificial é a capacidade de máquinas aprenderem e imitarem o comportamento humano. Isso vale não apenas para os robôs, mas também para computadores, softwares e dispositivos.

Hoje, a tecnologia já é aplicada em recursos como os chatbots: atendentes virtuais que simulam um humano e conseguem aprender com as interações com os usuários.

A tendência é que esse tipo de aplicação seja apenas o começo de uma expansão de possibilidades.

Assistentes virtuais

Os assistentes virtuais criados a partir da inteligência artificial, permitem padronizar as respostas, controlar as informações, acompanhar os resultados e realizar tudo isso de forma ágil, proporcionando uma experiência de compra diferenciada e rápida.

Além dos chatbots, um exemplo que não deixa dúvidas da importância dessa tecnologia é o crescimento das buscas por voz. O que muda é que o desenvolvimento tecnológico, vem tornando a experiência dos usuários cada vez mais qualificada. Hoje, a maioria dos serviços de reconhecimento de voz consegue processar até falas mais confusas, como as proferidas por crianças pequenas. Essa tecnologia é, portanto, algo cada vez mais presente na rotina das pessoas.

Novos desafios do marketing digital

Pudemos perceber, contudo, que, com o surgimento dos chatbots, houve cada vez mais a necessidade de mapear públicos e emitir mensagens de forma efetiva.

Portanto, a utilização dessa ferramenta é uma boa saída para empresas que querem se destacar ao utilizar tecnologia em seu atendimento, mas ainda não contam com uma grande central de atendimento ao consumidor por telefone, por exemplo.

Por meio do chatbot, o atendimento pode ser filtrado e os casos mais avançados transferidos para atendentes humanos em suas centrais, diminuindo assim a quantidade de funcionários na equipe de suporte.

Papel do profissional de marketing

Diante desse cenário competitivo e globalizado, o papel dos profissionais de marketing é preponderante, pois só eles têm habilidades, e conhecimento de ferramentas e estratégias de comunicação que estabelecem o estreitamento efetivo dos relacionamentos dos públicos com a organização, com o objetivo de preservar a reputação corporativa e alavancar as vendas das empresas por meio das suas estratégias cada vez mais avançadas de comunicação.

É importante entender cada vez mais esse novo perfil de público e corresponder às suas expectativas é, portanto, o novo desafio do profissional de marketing em 2020.

E agora que você já sabe da importância do chatbot no mundo atual, tem interesse em implantar essa ferramenta no atendimento ao cliente? Conte para nós.

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