Já procurou na internet sobre o produto que você oferece? O que encontrou? Muitas vezes fazendo uma breve pesquisa descobrimos um caminho e deste ponto começamos um estudo e chegamos a uma conclusão: existe uma oportunidade de nicho para o varejo online.
O que acontece muito é que muitas pessoas criam suas lojas virtuais, ou estão estudando para isso, julgando ser mais fácil lidar desta forma, mas ignoram todas as outras variáveis de investimento. Não faça isso!
Nós queremos reforçar que, independente do motivo da criação, você precisa ter alguns pontos fixos para que seu e-commerce tenha mais visibilidade e comece da maneira certa. Confira algumas dicas de como montar sua loja virtual:
Planejamento
Planejamento deve ser sempre o ponto de partida de onde você começará a sua loja virtual e nós explicaremos o motivo.
“Planejar é decidir de antemão qual é e como será a sua vitória”. Ensina o coach Rhandy di Stefano.
Quando você define que irá atuar em determinado seguimento não pode fazê-lo baseado em opiniões e com pouca noção do que pode acontecer, isso só acelera a empresa rumo a uma parede e retomar o caminho pode ser mais difícil.
Aqui você também desenvolve todas as questões legais, contábeis e de viabilidade da empresa. Lembre-se: desenvolva, escreva, calcule, peça ajuda quando necessário, isso fará a diferença.
Definição de produtos
É um ponto importante a ser pensado principalmente porque é o que leva o consumidor até você.
Se decidir colocar os mesmos produtos da loja física no e-commerce lembre-se que o controle do estoque deve ser impecável.
Você também deverá ter produtos isca, aqueles que sua loja tem diferenciação de preço e qualidade para trabalhar mediante a concorrência. É importante passar sempre a personalidade da marca e seguir uma linha em que os consumidores tenham facilidade em se identificar.
Plataforma
Muitas vezes a plataforma não é pensada para a usabilidade e isso prejudica a experiência do usuário. Uma loja virtual que não atende este quesito perderá um grande número de vendas.
Preocupe-se também em saber mais sobre a Integração com marketplaces, uma forma de aumentar as vendas através de grandes sites.
A plataforma precisa ser Fácil e ter um ambiente virtual que atraia as pessoas. Assim como em locais físicos, uma loja virtual com uma identidade agradável é propícia para os consumidores comprarem mais.
Pagamento
Os meios de pagamento e parcelamento também são um diferencial das empresas, isso porque cada consumidor tem como parâmetro uma realidade e cabe a você enxergar isso.
Por exemplo, alguns preferem descontos no preço à vista, no boleto, outros acreditam que a melhor forma é o parcelamento sem juros. Como seu público alvo adquire os produtos do seu mercado e como prefere pagar?
Outro ponto importante é como será feito o pagamento, se agregar diretamente com as bandeiras de pagamento ou utilizar de empresas especializadas. Lembre-se sempre: preze pela segurança dos usuários antes de tudo!
Logística
Este é um ponto fraco de muitas empresas, afinal, mesmo que o preço de um produto seja um atrativo, as vezes o prazo e o valor da entrega desestimula muita gente.
Para contornar essa situação leve em consideração o que seu consumidor espera ao comprar de você, confira quais as melhores opções de frete e como funciona em cada região em que sua loja virtual estará atendendo lembrando de fazer uma simulação de entrega com prazos reais.
Atenção! Promoções de frete grátis costumam ter um bom resultado.
Comunicação
Esta parte é muitas vezes deixada de lado na hora de fazer o orçamento para a loja virtual mas, sem ela, as vendas do e-commerce tendem a ser bem abaixo do esperado.
A comunicação deve atingir o público-alvo, lembre-se: onde seu público está? Como ele consome informação? Quais os canais necessários para chegar até ele?
Mostre o que há de melhor em sua empresa e qual o seu diferencial. As pessoas prezam por atendimento e qualidade e estão dispostas a comprar de você se oferecer isso a elas.
Uma dica de ouro: Não se assuste com a quantidade de itens nesta lista! Cada um dos passos tem um grau de dificuldade, o que podemos assegurar sabendo da realidade do mercado é que essa época está sendo propícia para a criação de uma loja virtual! Tire suas ideias do papel e conte com a Imédia Comunicação para ajudar você. Sempre questione em caso de dúvidas!