O e-commerce tem obtido excelentes números e o crescimento mostra novos caminhos aos empreendedores, mas, será que as pequenas e médias empresas devem obrigatoriamente ter um e-commerce? Para ponderar melhor é importante saber que a previsão para 2017 é que o comércio eletrônico tenha uma alta de 10% a 15%, segundo presidente do Conselho de Comércio Eletrônico da FecomercioSP, Pedro Guasti, com base na Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico FecomercioSP/Ebit.
Para começar a análise do seu negócio pense: é um objetivo da minha empresa abranger (neste momento) novos locais, um novo público com uma nova realidade? Está preparado para isso? Por isso é importante pensar onde quer chegar e revisar sempre o planejamento estratégico da sua empresa.
A internet é um espação democrático, não tenha medo das grandes empresas ou de desbravar as oportunidades que são oferecidas mas, a resposta se convém ou não ter um site vem de cada empresário e do quanto ele está disposto a isso. Avalie e reavalie sempre!
Inicialmente, se sua intenção é, de fato, abrir um e-commerce se atente a plataforma, aos gastos, a mão de obra, produtos, ao seu diferencial de mercado e, principalmente, conheça o mercado virtual. Se acredita que ainda não é o momento propício estude e avalie o mercado e trace caminhos para que sua empresa consiga expandir.
ATENÇÃO: O fato de não ter e-commerce não quer dizer que não deva ter um site ou se mostrar ausente das mídias digitais, seu consumidor provavelmente busca informações na internet, passando as informações necessárias e mostrando a personalidade da sua empresa você será capaz de converter essas oportunidades em vendas.