O sucesso do negócio depende primeiramente do produto ou serviço e da forma com que você e sua equipe o vende! Por isso, tenha em mente que é preciso elaborar um plano de prospecção e se atentar com as dicas que apresentaremos a seguir:
Como estão as vendas da sua empresa? Quais estratégias você utiliza para conquistar novos clientes? Você investe no seu departamento comercial e em Marketing? Quem trabalha com vendas conhece as dificuldades ou não sabe como prospectar clientes, e tem total ciência de que o resultado do negócio depende da sua performance.
Atualmente, devido ao cenário econômico e político do Brasil, muitas organizações estão passando por um baixo volume de vendas. Mas isto acontece, devido ao fato de que elas se deixam levar por este “pessimismo”, o marketing e o time comercial são passivos ao processo de vendas e simplesmente esperam que as oportunidades caiam do céu! Não dependa da sorte. Crie modelos e formas para fidelizar e transformar um potencial cliente em um fã da sua empresa.
De acordo com estudos da Oxford, 70% do faturamento de uma empresa está atrelado ao “empurrãozinho” exercido pela força de marketing e vendas.
Por mais que seu negócio tenha uma base de clientes que traz receita fixa, chegará um momento que você desejará ganhar mais, ter mais lucro, fazer sua empresa decolar por novos caminhos.
Além disso, você deve estar preparado quando o seu cliente, até então “fiel”, queira te trocar por marcas ou empresas semelhantes. Você não pode perder nenhuma oportunidade de negócio, ainda mais que os concorrentes ficam encima para roubar seu espaço e estão na briga para conquistar o seu público-alvo!
Triste realidade! Mas não desamine. Seu empreendimento pode se sustentar e tornar mais saudável, para isto, você terá que gerar mais receitas do que custos. Receitas se originam das vendas, da retenção e da expansão da carteira de clientes. Não tem segredo: ou você consegue novos consumidores para o seu produto/serviço ou faz com que seus clientes fidelizados compre mais.
Então, como você pode fazer para conquistar clientes de forma otimizada e venda mais?
1-) Defina o seu cliente ideal
Abordar qualquer pessoa não adianta, pois nem todo mundo vai se interessar pelo seu produto/serviço. Por isso, colha dados e defina seu cliente ideal, mais conhecido como persona. Ao idealizar seu cliente ideal leve em consideração:
– Quais são os objetivos desta pessoa?
– Como meu produto/serviço pode ajudá-lo e resolver seus problemas?
– Ele é o tomador da decisão?
Ter uma prospecção desalinhada com o público alvo não rende vendas, pois você deixa de atingir a pessoa certa!
2-) Faça uma lista com os potenciais clientes
Após definir qual é o perfil do seu cliente ideal, crie estratégias para obter uma lista de contatos.
Para isto, você poderá utilizar:
– Ferramentas de Outbound Marketing
São ferramentas tradicionais e ativas que você pode utilizar para conquistar os seus potenciais clientes, dependendo do tipo do seu negócio.
Nesta prospecção, os clientes não estão esperando o seu contato e provavelmente conhecem pouco sobre sua empresa. Ela geralmente é realizada por meio de telefone e visitas presenciais.
As listas de contatos podem ser obtidas através de associações comerciais, pesquisas no Google, redes sociais, entre outras.
– Ferramentas de Inbound Marketing
Dependendo de qual for o tipo do empreendimento, pode-se apostar também nas ferramentas de Inbound Marketing. Ao em vez de procurar por potenciais interessados, este modelo de prospecção cria ofertas para a atração.
Este método funciona da seguinte forma: Os potenciais interessados inscrevem-se em páginas de conversão para receber materiais que são de seu interesse, deixando em troca seus dados de contato. A equipe de Marketing ao receber estes contatos fazem a filtragem daqueles que possuem o perfil ideal e direcionam para a abordagem do time de vendas. Após isto, todo o trabalho de relacionamento é iniciado com os potenciais interessados para convertê-los em clientes.
3-) Crie um processo de prospecção claro
Qual será o melhor método para prospectar este cliente ideal? Como farei para estabelecer relacionamento com ele? Será por telefone? Via Whatsapp? E-mail? Quantas vezes vou contatá-lo?
Não se esqueça que para cada etapa tem um tempo certo. Se o cliente acabou de conhecer a marca, dê um tempo para ele assimilar as informações. Depois ligue ou mande um e-mail perguntando sua opinião.
Observação: Ao identificar que o cliente está realmente interessado em seu produto/serviço, não deixe-o escapar. Cuide para que um próximo passo esteja marcado e vocês voltem a se falar.
6-) Peça a indicação dos seus clientes fidelizados
“Clientes atuais conduzem a futuros clientes”. Se você oferta um produto de qualidade ou presta um serviço eficiente pode esperar que indicações fluem espontaneamente. Ou se você quiser antecipar, pode criar um programa de indicações oferecendo descontos e bônus para quem indicar um “amigo”.
7-) Venha para o virtual
Para quem quer fazer o negócio crescer, vender mais e conquistar novos clientes, o mundo digital é o caminho.
Cuidado: Tenha em mente que é uma mina de clientes, mas a busca deve ser qualificada.
Crie suas redes sociais, oferte seus produtos e invista em links patrocinados para conseguir alcançar mais pessoas. Por meio das redes sociais você consegue direcionar conteúdos e mensagens para impactar aqueles que são os interessados no seu negócio. Além disso, consegue interagir com os seus seguidores, criar reconhecimento de marca e melhorar seus canais de atendimento.
Você tem um produto potencial e que é campeão de vendas? Já imaginou ele sendo vendido em todo Brasil ou até mesmo no mundo? Hoje em dia, isto não é uma realidade distante, pois existem as plataformas de lojas virtuais.
A variedade de ferramentas e recursos oferecidos pelas plataformas de lojas virtuais trazem conforto e novas oportunidades para consumidores e maior controle para as empresas.
Atualmente, ter um e-commerce é muito vantajoso, pois:
– Inspira mais profissionalismo e já é considerado como canal de venda seguro;
– Você consegue vender em qualquer dia e horário;
– Processa com mais facilidade os pedidos;
– Proporciona maior visibilidade dos produtos;
– Garante mais facilidade na criação de ações promocionais.
E como já mencionamos, impacta mais pessoas, mais clientes e te faz vender mais!
Estas são algumas dicas que você deve se atentar para fazer seu empreendimento crescer. Não ignore seus clientes. Coloque-os no topo das suas prioridades e almeje sempre encontrar novos. São eles que acreditam, consomem sua ideia e te faz ter lucro. Marque presença nos locais em que os seus clientes estão, online ou não, para que você esteja em suas lembranças quando decidirem comprar algo.
Está em dúvida e não sabe como aplicar os pontos que mencionamos no texto? Ligue para a Imédia Comunicação que nós te ajudamos!