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Diferença entre B2B e B2C

Um dos primeiros passos a serem tomados por uma empresa, antes de qualquer ação de vendas, é saber com quem se está falando.

Afinal, não adianta nada investir tempo, trabalho e dinheiro na divulgação de um produto se a linguagem for inadequada e o público não conseguir entender o que está sendo dito, não é mesmo?

Business to Consumer ou em português, de Empresa para Consumidor, o B2C é uma operação comercial onde a venda de produtos ou serviços é efetuada diretamente entre a empresa e o consumidor final ou cliente.

Quer exemplos de negócios onde a empresa vende diretamente para o seu consumidor final? Vamos lá:

Redes de varejo (supermercados e lojas de departamento)

Venda de serviços de lazer (ingressos de teatro, cinemas, parques e shows)

Pontos de alimentação (lanchonetes, restaurantes e bares)

B2B vs. B2C

Diferentemente dos negócios B2B (Business to Business) que realizam trocas comerciais entre empresas, conforme já vimos aqui, o B2C (Business to Consumer) realiza a venda do produto final para o consumidor final.

Desafio de conquistar de verdade o consumidor

O grande desafio para quem tem um negócio B2C é o de se sobressair no mercado e conseguir alcançar seu consumidor. Convencê-lo a comprar o seu produto e garantir que sua empresa proporcionará a ele uma boa experiência de compra para que ele volte sempre é a grande aposta desse nicho, já que, como sabemos, o consumidor, com o avanço tecnológico, “manda” e tem acesso a todas as informações.

B2C

Ele pode fazer uma busca comparativa de preços pelo celular enquanto conversa com seu vendedor na loja física, por exemplo.

Considerando que a sobrevivência do seu negócio dependa, excepcionalmente, dessa figura conectada, resta a você, empreendedor de um negócio B2C, conquistar de verdade esse consumidor. Ser relevante na vida dele, resolver o seu problema e fazer com que ele tenha carinho pela sua empresa e seus produtos.

Conhecendo o seu consumidor

Quer dica para ter sucesso nesse nicho B2C? Conheça realmente seu consumidor. Você tem que saber mais sobre ele do que qualquer outra pessoa.

Conceito de B2B

Já explicamos, anteriormente, o que é o marketing B2B.

Para quem não leu o outro artigo, vamos explicar aqui, rapidinho, o conceito de Marketing B2B.

O conceito nada mais é que o processo que envolve a venda de um produto ou serviço de uma empresa para outra empresa.

Seu nome deriva da expressão inglesa “business-to-business” que quer dizer marketing de empresa para empresa.

Agora ficou fácil de entender, né?

Empresas B2C

O Marketing B2B precisa estar muito mais focado na geração de leads qualificados para a equipe de vendas, no acompanhamento dos processos de vendas e na entrega do produto ou serviço dentro do prazo determinado.

Estratégia de marketing B2B

Otimizar a geração de leads é o primeiro passo para alcançar uma estratégia de marketing B2B. Logo, todas as ações propostas precisam ser trabalhadas de forma a avançar pelo funil de vendas até chegar no momento da compra em si.

Especialização

O público B2B busca eficiência e experiência naquele segmento. Sendo assim, o processo de compra B2B tende a ser mais racional e conduzido por uma lógica própria do negócio.

Marketing B2C: relacionamento com o cliente

As redes sociais é um eficiente canal de atendimento ao consumidor. Por meio desse meio de comunicação, a organização saberá seus pontos fortes e identificará eventuais erros. É simples! Pelos comentários do público, os responsáveis pela marca ficam cientes caso a empresa não esteja cumprindo seu papel de forma satisfatória.

B2B vs B2C: veja as diferenças e melhores ações para aplicar em Social Media

Uma das funções centrais de um perfil corporativo nas redes sociais é transparecer os valores e a missão do negócio. Essas características são responsáveis por fazer a marca se destacar entre as concorrentes.

É aí que entra em jogo a importância do marketing B2B ou B2C, dois tipos muito diferentes entre si, ambos fundamentais. E é importantíssimo saber diferenciar cada um para poder ajustar as campanhas ao destinatário final do seu produto ou serviço. Dependendo do target, você vai precisar escolher corretamente entre um ou outro. É exatamente disso que depende o sucesso das suas campanhas nas redes sociais.

Logo, ao que vimos, para que as organizações apresentem uma reputação positiva, necessitam planejar, administrar e pensar estrategicamente a sua comunicação.

Independentemente do tamanho do seu negócio, ter um bom plano de marketing ajuda a valorizar a sua empresa. Todos nós sabemos que as estratégias de marketing, quando bem elaboradas e direcionadas a um público específico, resultam na captação de novos clientes e, consequentemente, no aumento constante das vendas e no crescimento do negócio.

Plano de marketing

O planejamento de marketing auxilia no controle de gastos e no registro de ações para aumentar o número de vendas. É por meio dele que a empresa conseguirá formular estratégias competitivas que estejam à altura das demandas do mercado, além de idealizar os resultados que deseja atingir.

Analise o segmento da sua empresa

Para a criação do plano de marketing, o primeiro passo é verificar ameaças e oportunidades de negócios. Aqui, você deve saber qual a real situação da sua empresa no mercado.

Qual o seu objetivo?

Para elaborar um plano de marketing, você precisa, antes de mais nada, definir os objetivos da sua empresa. Alguns empreendedores têm um feeling e bom senso para montar o seu próprio plano. Entretanto, alguns preferem ter o acompanhamento de um especialista para elaborar as estratégias.

Trace estratégias B2B ou B2C

Essa é a parte em que você vai estabelecer de que maneira alcançará os seus objetivos. Lembre-se: as estratégias lhe ajudarão a obter vantagens sobre a concorrência e a se posicionar no mercado. Por isso, essa etapa é muito importante.

Entenda quem são seus clientes         

Um plano de marketing tem que ser voltado para o público alvo. Por isso, conheça a fundo os seus clientes. Avalie de maneira detalhada o target da sua empresa.

Faça um cronograma

Para facilitar, o monitoramento da duração de cada ação, os resultados e os recursos necessários que foram utilizados devem ser colocados no papel.

Lembre-se: Ao contrário do B2B, no B2C a venda é feita diretamente para o consumidor final. Ela acontece no varejo, sendo motivada por fatores como a necessidade do cliente, o desejo de consumo, o valor agregado ao produto e componentes emocionais, como o impulso de compra, por exemplo.

Não se esqueça de que, independentemente de sua empresa atuar no mercado B2B ou B2C, o importante é oferecer sempre uma experiência que esteja de acordo com as expectativas dos clientes.

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