INSIGHTS .

Diferenças do marketing tradicional para o marketing digital

Todo empreendedor sabe de cor e salteado que precisa de marketing para divulgar seus produtos ou serviços e, assim, vender mais. A publicidade e a propaganda sempre foram os maiores aliados dos negócios que querem crescer, mas com o advento e o crescimento das redes sociais, um novo tipo de marketing surgiu, e vem se tornando cada vez mais imprescindível: o marketing digital.

Mas você sabe qual é a diferença do marketing digital para o tradicional? Sabe qual deve usar na sua empresa? O que contratar: uma agência de publicidade ou uma agência de marketing digital? Vamos responder agora a essas perguntas!

Marketing tradicional X marketing digital

Basicamente, o marketing tradicional trabalha com meios de comunicação clássicos, como a televisão, o rádio e a mídia impressa (jornais e revistas). Já o digital atua na web, principalmente nas redes sociais.

É importante destacar, ainda, que o marketing tradicional tem uma abordagem muito direta, afinal ele interrompe o filme ou a leitura de uma pessoa com anúncios. O marketing digital, por sua vez, é menos intrusivo.

As 5 principais diferenças entre o marketing digital e o marketing tradicional

Você sabe qual é a diferença? Saiba, agora, as 5 principais diferenças:

Público-alvo

No marketing tradicional você pode até anunciar em programas de televisão ou revistas especializadas em um assunto, mas no marketing digital a possibilidade de segmentação do público é muito maior. Você pode, por exemplo, fazer uma ação específica para moradores de um determinado bairro que tem cachorros.

O alcance das ações

Esta é outra diferença bem marcante: no marketing tradicional você alcança um determinado número de assinantes ou espectadores. No digital esse alcance pode ser muito maior. Por exemplo: um anúncio físico se limita ao local onde foi publicado (no caso da TV, é visto apenas nas inserções contratadas). Por outro lado um anúncio digital fica disponível o tempo que a empresa desejar.

Valor do investimento

Anúncios em rádios, TVs, jornais e revistas são muito caros, o que exige altas somas de investimento. Enquanto isso, no marketing digital, é possível promover ações com pouco investimento, aumentando à medida que os resultados aparecem.

Mensuração dos resultados

No marketing tradicional é possível mensurar apenas a audiência de um programa ou comprovar a tiragem de uma revista e quantos exemplares foram vendidos. Mas como garantir que o ouvinte ou o leitor prestaram atenção ao anúncio? Já o digital conta com várias ferramentas de mensuração muito mais precisas, como o Google Analytics ou o Facebook Insights.

Relacionamento com o cliente

O marketing digital trabalha muito com o relacionamento com o cliente, promovendo ações específicas para isso. Portanto, os tradicionais canais de comunicação precisam criar centrais de atendimento, o que consome altíssimos investimentos.

Como começar a fazer marketing digital na sua empresa?

Marcar presença nas redes sociais pode parecer simples, e até é. Contudo, fazê-lo com eficiência e alcançando os resultados esperados requer expertise, experiência e a elaboração de estratégias vencedoras.

Agências de publicidade são especialistas em publicidade e propaganda. Agências de marketing digital são especialistas em marketing digital. Isso é tão óbvio que as grandes agências de publicidade que oferecem serviços de marketing digital montaram departamentos especializados para exercer tal atividade.

Há ofertas no mercado para todos os gostos e bolsos. Micro e pequenas empresas também podem buscar navegar nesse mar de forma mais profissional e eficiente por meio de pequenas agências de marketing digital. Muitas são especializadas justamente nesse segmento, oferecendo pacotes acessíveis.

Conclusão

Em conclusão, em um mundo cada vez mais digital, simplesmente é impossível fechar os olhos para as redes sociais quando se fala em vendas, seja de produtos ou serviços. Os especialistas concordam que as empresas que não utilizam a internet a seu favor estão fadadas ao fracasso, mais dia ou menos dia.

Utilizar o marketing digital é, hoje, absolutamente fundamental para solidificar uma marca e promover vendas. Com a pandemia do novo coronavírus, o uso do meio digital vem crescendo progressivamente, e nunca é demais lembrar que muitas empresas só conseguiram evitar o fechamento de suas portas porque adotaram estratégias digitais. Muitos que não migraram para a internet interromperam suas atividades.