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E-commerce B2B: o que é?

A internet oferece inúmeras oportunidades de negócios, principalmente por meio do  e-commerce, ou seja, a venda por meio digital e online. Ampliar a gama de clientes é sempre uma boa estratégia para vender mais, mas há uma série de outras oportunidades extremamente vantajosas, como o B2B. Mas o que significa B2B? Leia esse artigo até o final e conheça uma forma de ganhar – e muito – vendendo pela internet para outras empresas.

O que é E-commerce

Abreviação de eletronic commerce, o e-commerce em uma tradução literal significa comércio eletrônico. Trata-se de qualquer transação comercial que aconteça em ambiente digital, ou seja, cujo processo se dê eletronicamente. Pode ser feito por um site ou um aplicativo de e-commerce, pelo celular, pelo computador ou por um tablet, por exemplo, sempre por meio de uma conexão à internet.

Toda a transação comercial é online, da escolha do produto à definição de quantidade, cores, tamanhos e modelos, até a finalização do pedido. Inclusive, o pagamento deve ser realizado por meio digital. No e-commerce, o mundo físico só entra na hora da logística, ou seja, quando a entrega é feita no endereço indicado pelo consumidor.

Em geral, as empresas de e-commerce divulgam seus produtos e/ou serviços e promoções por meio do marketing digital. É na própria internet que as empresas buscam os clientes, nas mais diversas redes sociais.

O e-commerce é uma loja aberta 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive nos feriados, e que pode ser acessada por qualquer pessoa do planeta, esteja onde ela estiver, desde que, claro, haja uma conexão à internet disponível.

O que significa B2B

Os dois tipos de e-commerce mais conhecidos são o tradicional, quando uma única loja vende produtos, e o marketplace, uma plataforma que reúne diferentes lojistas no mesmo local. Nesse caso, o marketplace funciona como uma espécie de intermediador entre o cliente e o vendedor.

Há outros tipos de e-commerce, entre os quais o B2B. Trata-se da abreviação de business to business, em português de empresa para empresa. Ou seja, são duas empresas que fazem negócios, uma como cliente e a outra como fornecedora.

Há inúmero tipos de negócios B2B no e-commerce. Uma fábrica de laticínios pode vender muçarela para pizzarias, por exemplo. Ou uma peixaria pode comercializar peixes e afins exclusivamente para restaurantes japoneses ou restaurantes especializados em frutos do mar. Atacadistas vendem seus produtos para lojistas do varejo, que os repassam para o cliente final. E fabricantes podem vender para atacadistas que, por sua vez, vendem para o lojista, até o produto chegar ao consumidor final.

A principal característica do B2B é a relação comercial que acontece exclusivamente entre duas empresas. O consumidor final não faz parte deste modelo de negócio. Afinal, se eu posso comprar um pneu direto da fábrica, para que iria adquiri-lo em uma loja especializada, pagando mais por ele? Saiba mais sobre a diferenças da venda entre em empresas e de empresa para clientes.

Como implementar o B2B no seu negócio

Um site de e-commerce pode até adotar um modelo híbrido, que atenda ao consumidor final e ao varejista, mas são operações muito distintas. E com preços diferenciados também, é claro. A empresa compradora negociará volumes bem maiores, a preços diferenciados. Uma fábrica de doces pode vender dez pacotes de bala para o consumidor final e dois mil pacotes para um lojista – mas o preço unitário do produto que ele cobrará do consumidor final deve ser mais caro, senão cria concorrência com seus próprios clientes varejistas. Saiba como aumentar suas vendas no comércio eletrônico.

Mas como implementar o B2B no seu negócio? Com uma forte campanha de marketing digital, dirigida para esse tipo de negócio, será possível vencer nesse mercado específico. É preciso chegar ao cliente, e por meio de ações específicas de marketing digital isso acontecerá. Ademais, a empresa também precisa estar preparada para tal, afinal o volume de vendas em um B2B é muito maior e as operações mais complexas. Conheça mais sobre o B2B.

Ou seja, é preciso pensar em uma estratégia de vendas diferenciada e estar preparada para atender a uma alta demanda. Uma agência de marketing digital poderá produzir as melhores estratégias para chegar até o cliente, mas estruturalmente é preciso estar preparado para isso, com sistemas informatizados, logística azeitada e produção que atenda à demanda solicitada.

Os benefícios do B2B

  • O volume de venda é maior;
  • Há possibilidade de ganho de escala;
  • É possível conquistar uma clientela regular;
  • As relações comerciais são mais duradouras.
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