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O que é marketing 4.0?

Você já ouviu falar no termo “marketing 4.0”? Para quem é fã da tecnologia, certamente já sabe o que é.

Provavelmente, você fez alguma compra em e-commerce, pesquisou informações no Google e comprou depois no shopping, curtiu uma página no Facebook que influenciou sua escolha no supermercado, ou leu uma avaliação na internet que ajudou a decidir por algum produto ou serviço.

Assim como no Marketing 3.0, Philip Kotler também publicou um livro definindo este novo ciclo: Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Escrito em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, o livro mostra como o Marketing 4.0 é consequência da revolução digital.

Segundo ele, as empresas continuarão a fazer marketing tradicional, centrado na TV e na mídia impressa, mas o marketing digital, representado pelas mídias sociais, mobile e internet, aumentará cada vez mais.

Para se manter no mercado, as empresas precisarão saber como misturar e conectar seu marketing tradicional com o marketing digital.

Como aplicar o marketing 4.0 no meu negócio?

O Marketing 4.0 trouxe a necessidade das empresas trabalharem com o conceito de personas, um personagem fictício que contém as principais características comportamentais das pessoas que você deseja atingir.

Essas informações serão usadas para criar uma comunicação mais eficiente, bem como direcionar a criação de conteúdos e campanhas de anúncios, aumentando as chances da sua empresa se conectar emocionalmente com as pessoas.

No entanto, para que isso ocorra, será necessário dominar ferramentas de segmentação do público, presentes em plataformas como o Google e Facebook, por exemplo.

Faça marketing de conteúdo               

A presença cada vez mais ostensiva das organizações no ambiente digital tem dado novos contornos para a comunicação empresarial. Mais do que uma tecnologia, a internet é uma das marcas da sociedade contemporânea, que visa a instantaneidade junto à qualidade e à interatividade. E não para por aí. A criação de processos de trabalho apoiados em tecnologias que atravessam as fronteiras organizacionais representa, inclusive, avanços nos projetos comerciais, que podem tornar a empresa mais ágil e permitir-lhe acompanhar certas mudanças.

Diante disso, as empresas precisaram criar novas formas de conquistar e manter seus clientes e, dentre tantas ferramentas disponíveis, o Inbound Marketing, por sua vez, foi a melhor delas.

O Inbound é uma concepção do marketing focada em atrair, converter e encantar clientes. O Marketing de Atração, como também é chamado o Inbound, afasta-se do conceito tradicional da publicidade e possibilita a conexão com o público-alvo por meio dos pilares: Marketing de Conteúdo, SEO, Estratégias em Redes Sociais.

Com o Marketing 4.0, quem quer continuar relevante para seus clientes precisa ter visibilidade nas redes sociais. Como já falamos anteriormente, o importante não é estar na internet, mas sim, como se colocar nela para ganhar a atenção do público e se destacar em meio à concorrência.

O Inbound Marketing, contudo, é uma maneira de engajar o seu público-alvo por meio da criação de conteúdos relevantes e valiosos, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios.

Empresas que já utilizam o Marketing 4.0

Existem diversas empresas que já se adaptaram ao Marketing 4.0, utilizando-o nos seus negócios. Veja alguns exemplos para você se inspirar:

Walmart

A Walmart oferece funcionalidades no seu app mobile dentro da lógica omnichannel. O cliente pode fazer a lista online e só retirar na loja, ou o aplicativo pode mostrar onde encontrar o produto desejado nas prateleiras.

Amazon

A Amazon inaugurou o seu “supermercado do futuro”, o Amazon Go, onde não existem atendentes, nem a necessidade de passar as compras no caixa.

Os clientes podem retirar o produto da prateleira e o aplicativo da Amazon adiciona à lista de compras, automaticamente. Para isso, foi instalado um sistema de (muitas) câmeras e QR Codes que sinaliza quando um produto é retirado da gôndola.

Na saída, o cliente passa por sensores e a conta é cobrada no cartão de crédito. Tudo automático.

Inovação e tecnologia

As novas tecnologias representam uma característica intrínseca à era da informação e configuram-se em um novo cenário na vida das pessoas e, principalmente, das organizações.

Cada vez mais as empresas estão sendo impulsionadas a planejarem seus negócios e atividades, apoiando-se em análises mais complexas sobre os ambientes internos e externos, realizando diagnósticos e ações estratégicas com o intuito de potencializar os seus atributos, suas missões e resultados. Esse contexto, portanto, impulsionou novas maneiras das organizações gerenciarem suas atividades, uma vez que a complexidade social, cultural e econômica influencia a política organizacional, seus públicos e suas estratégias.

Afinal, o que é o marketing 4.0?

Marketing 4.0, portanto, é o uso de tecnologia para automatizar ações e processos de marketing, reduzir trabalhos manuais e aumentar a eficiência das ações. Podemos considerar o marketing 4.0 a principal ferramenta, hoje em dia, para nutrir e avançar os leads até o momento da compra.

SEO e marketing digital

O autor do livro que deu origem ao termo marketing 4.0 elenca três pontos principais que norteiam essa nova estratégia. Para ele, há o efeito Google, Redes Sociais e conteúdo.

Com relação ao Google, ele deixa claro: deve-se voltar a atenção em como os buscadores estão cada vez mais exigentes e sofisticados, e como ter um site adequado a isso é vantajoso.

Outro ponto: utilizar as práticas de SEO para criar conteúdos e melhorar as páginas do site ajuda a tornar o tráfego orgânico ainda mais assertivo. A criação de conteúdo também é fator importantíssimo, uma vez que os consumidores buscam por empresas que possam oferecer a eles algo útil, que responda suas dores e as solucione.

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