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O que é Human Experience?

O consumidor e o consumo mudaram muito de alguns anos para cá, e as empresas que perceberam esse movimento estão se aproveitando disso para alcançar melhores resultados. Hoje, a pessoa que vai comprar um produto ou um serviço não quer ser vista apenas como um consumidor; quer ser tratado como gente, que tem emoções, sonhos e sentimentos.

Mas como se aproveitar disso? É por meio da chamada Human Experience (experiência da humanização) que muitas empresas estão redesenhando seu marketing e sua forma de se relacionar com seus consumidores. Mas o que é Human Experience e como ela pode ajudar no relacionamento pessoa e marca? Como sua empresa poderá criar conexões de valor entre pessoas e sua marca? Afinal, como buscar a humanização da marca?

O que é Human Experience?

É um moderno conceito que pensa estratégias de marketing colocando o ser humano como foco, criando conexões de valor. Essas estratégias não são voltadas para o consumidor, mas sim para a pessoa que está por trás daquele que está consumindo.

O objetivo no marketing de relacionamento baseado na Human Experience é olhar para a essência do ser humano. Tudo o que essa prática não busca é a artificialidade das interfaces digitais, que muitas vezes robotiza o relacionamento com o cliente.

A adoção da Human Experience reconstrói as ações de marketing, que há décadas sequer olhava para o cliente e, em um primeiro estágio de evolução, começou a focar no cliente, no entanto entendendo-o apenas como um consumidor. A humanização muda o relacionamento pessoa e marca, e cria conexões muito mais fortes, que fidelizam.

As vantagens da humanização da marca

– Sua marca vai fazer o bem para as pessoas. E lucrará com isso de forma sustentável.

– Sua marca se colocará a serviço das pessoas, e não ao contrário.

– Prevalência do atendimento humano traz maior escuta e melhor interação com os clientes.

– Valorização da marca.

Como aplicar a humanização da marca em seu negócio

A Human Experience se baseia em pilares quatro pilares, e todas suas ações seguem esses preceitos: reciprocidade, autenticidade, empatia e, finalmente, propósito. É preciso pensar no propósito que dá sentido ao seu negócio, porque isso desperta humanidade nas pessoas e as conecta. É preciso ter empatia, para enxergar o outro, assim como é necessário ter autenticidade, assumindo quem a sua empresa é de fato. Por último, também é básico buscar a reciprocidade nas ações, porque as pessoas gostam de se sentir valorizadas e ouvidas.

Uma experiente agência de marketing digital saberá trabalhar a humanização da sua marca. São diversas as ações que trazem resultados, e na verdade mais do que ações o que importa é o comportamento da empresa diante delas. Como você e seu time buscarão se posicionar e se relacionar com seus clientes? Que tipos de conexões pretendem criar? Essa é a primeira pergunta que sua empresa precisa responder, para adotar a Human Experience.

Algumas ações são fundamentais, como incorporar o propósito e os valores da marca no dia a dia da empresa. Isso significa que não basta criar uma linda descrição de valores e colocá-la em destaque no seu site. É preciso exercê-los de fato, e isso requer planejamento. A essência da marca deve ser discutida, estar no discurso e ser aplicada por todo o time. É preciso entender as necessidades humanas dos clientes, trabalhar as personas no marketing digital e criar ações de empatia.

A humanização da marca não é mais uma tendência, e sim uma necessidade. Porque o consumidor mudou, e sua empresa precisa mudar também.

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