INSIGHTS .

O que é marketplace? Entenda e saiba quais são os benefícios para o seu e-commerce

O que você está esperando para vender pela internet e faturar muito? Por exemplo, falta estrutura? Além disso, não sabe como fazer? Os marketplaces estão prontos para receber o seu negócio, no entanto você sabe o que é marketplace? Além disso, sabe quais são os benefícios do marketplace? Sua empresa cabe nesse formato de negócio? São perguntas que responderemos agora, nesse conteúdo especialmente feito para você, que quer vender na internet mas não sabe como.

O e-commerce no Brasil já deixou de ser uma tendência, ainda mais em tempos de quarentena. Afinal, os números deixam claro que cada vez é maior o número de pessoas que fazem suas compras de forma online. Segundo uma pesquisa do Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, em maio as vendas pela internet cresceram nada menos do que 137,35%, se comparadas ao mesmo mês do ano anterior.

Nos últimos 12 meses, até maio, a alta foi de 127,77%, e o mais interessante, ante de tudo, é que há espaço para um crescimento gigantesco. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em fevereiro deste ano o e-commerce foi responsável por apenas 6% das vendas do comércio varejista, o que significa que há um mundo de crescimento pela frente! Em outras palavras, que tal você participar disso?

O que é marketplace?

Quando você vai fazer uma compra física, procura uma loja ou um shopping center, certo? O mesmo acontece na compra online, quando o internauta pode escolher entre uma loja específica ou por uma espécie de shopping center virtual. Em outras palavras, é exatamente isso o que é um marketplace, ou seja, uma espécie de shopping digital.

Há vários exemplos de marketplaces que você certamente conhece ou já ouviu falar, como a Americanas.com, o Shoptime, a OLX, o Mercado Livre e tantos outros. Eles funcionam como um verdadeiro shopping, abrigando um sem número de pequenos comerciantes que se aproveitam da estrutura e da credibilidade do marketplace para vender na internet também. Para isso, pagam uma comissão por venda.

Quais são os benefícios do marketplace?

São muitos os benefícios de vender de um marketplace no seu e-commerce:

  1. Migração do seu negócio para o e-commerce sem investimento algum.
  2. Mesmo pequena, a loja vai se aproveitar da enorme visibilidade que o marketplace oferece.
  3. Você pagará apenas uma comissão pelas vendas. Ou seja, não precisará fazer investimentos, mas sim abrir mão de parte do seu lucro. Só paga sobre o que vende.
  4. Aumento substancial das vendas.
  5. Não é preciso fazer a gestão do e-commerce, já que isso fica por conta do próprio marketplace.

Há desvantagens?

Nessa vida, tudo tem o lado bom e o lado ruim, não é verdade? Portanto, o mesmo acontece com o marketplace, que também pode apresentar algumas desvantagens para o seu e-commerce.

A principal delas é o alto valor da comissão cobrada pelo marketplace. A Americanas.com , por exemplo, cobra 16% de cada venda, e isso certamente afetará muito sua margem de lucro. Aliás, é fundamental que você precifique corretamente os seus produtos para que haja lucro real.

Especialistas em marketing também apontam como desvantagem certa perda de personalidade da sua marca. Afinal, possivelmente o internauta que comprar o seu produto no marketplace não dirá para os amigos que comprou em sua loja, mas sim na OLX, no Submarino ou seja lá qual for o marketplace.

Seu negócio está pronto para o marketplace?

Não há uma fórmula pronta para definir se você deve procurar ou não um marketplace. Antes de tudo, você deve se perguntar: meu negócio cabe neste modelo de negócio? Estou preparado para atender a demanda? Ademais, é importante observar que sua loja pode, sim, ter seu próprio e-commerce e, ao mesmo tempo, vender por meio de um marketplace, ampliando as vendas.

Em resumo, o que importa são os resultados, que, acima de tudo, sejam sustentáveis e duradouros. Afinal, esse é o motivo pelo qual você deve ou não aderir a um marketplace: o retorno em vendas e o lucro.