O e-commerce há muito que deixou de ser uma tendência. Com a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social imposto, as vendas pela internet deram um salto ainda maior. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), algumas categorias de bens de consumo tiveram, em fevereiro e março, alta de mais de 100% no comércio online, como a saúde (111%). As áreas de beleza e perfumaria e beleza e as vendas dos supermercados cresceram 83% e 80%, respectivamente.
Mas será que basta colocar a sua empresa na internet para vender mais? Será que basta publicar posts no Facebook e no Instagram para os resultados aparecerem? É claro que não! É preciso estabelecer estratégias de vendas, com a adoção de um marketing digital bem pensado e dirigido. Conheça, agora, os 4 pilares para vender mais na internet e alcance os resultados desejados no seu e-commerce.
Pilar 1: o tráfego
O que seria melhor para o seu negócio físico: abrir uma loja grande em um bairro de periferia, onde circulam, digamos, 80 mil pessoas por mês ou um ponto de venda em um shopping, ainda que menor e pelo triplo do preço do aluguel, porém onde circulam um milhão de pessoas por mês.
É claro a melhor escolha será a loja localizada no shopping. Mas, por quê? Porque os resultados ali tendem a ser muito melhores do que os da loja na periferia, já que o número de pessoas que terão contato com sua loja no shopping será doze vezes maior.
A internet também precisa de tráfego para que seus resultados sejam melhores. Quanto maior o alcance, mais chances de sucesso. E quando falamos em tráfego, falamos das redes sociais, do e-commerce, de hotsites, blogs e mail marketing, entre tantas outras possibilidades. Ou seja, em poucas palavras, o tráfego é o tamanho da sua presença na internet.
Pilar 2: o engajamento
A verdade é que não adianta muito ter um bom tráfego, mas pouco engajamento. Você precisa chegar até o seu público consumidor e utilizar estratégias de vendas para engajá-lo. No entanto, é preciso estabelecer uma relação com esse público, e isso pode ser feito de diversas maneiras, como uma fanpage no Facebook ou um blog mostrando toda a sua autoridade na sua atividade fim.
Pilar 3: a conversão
Com muito trabalho, você estabeleceu um excelente tráfego e engajou o seu público consumidor. Pronto? Os resultados vão aparecer? Calma! É preciso converter esse engajamento em vendas pela internet. Ou seja, é preciso que o internauta efetivamente compre seu produto ou serviço. É preciso aumentar a taxa de pedidos faturados. O marketing digital dispõe de diversas estratégias e ferramentas para mensurar a conversão. Feita a conversão, o resultado aparece!
Pilar 4: a retenção
Há que se ter muito trabalho e fazer investimentos para trabalhar o tráfego, o engajamento e a conversão do seu negócio na internet. Por isso, é um erro achar que uma boa taxa de conversão simplesmente resolve o problema e os objetivos estão alcançados.
Lembre-se, há o dia de amanhã, portanto é preciso reter esse cliente que já comprou seu produto ou serviço, para que ele faça novas compras e continue gerando lucro para o seu negócio. Mas como reter o cliente? Investindo na relação com ele. O pós-venda é tão importante quanto a venda, porque poderá garantir mais vendas.
Mande um e-mail, uma mensagem de Whatsapp ou faça uma ligação para ele. Pergunte se foi bem atendido, se está satisfeito com a compra ou mesmo se está precisando de alguma ajuda. Invista no relacionamento com os seus clientes e os retenha!
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