Você sabe o que é LGPD? Ou, especificamente, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais? Pelo nome, já deu para perceber que é algo que afeta a todos nós, não é verdade? E é isso mesmo: a LGPD é uma nova lei brasileira, que tem consequências sobre todos os cidadãos deste país e, principalmente, exige um novo e cuidadoso comportamento das empresas com relação aos dados pessoais de seus clientes.
Portanto, a LGPD também afeta a atividade de marketing e, assim, as empresas de marketing digital devem pensar cuidadosamente na estratégia a ser adotada daqui para frente. Se for lei, é para ser cumprida. Cabem as empresas se adequarem, mas saiba que o marketing digital pode tirar um bom proveito disso, à favor do seu negócio. Leia esse conteúdo agora e saiba como.
O que é LGPD?
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou simplesmente LGPD, é uma lei brasileira de nº 13.709, aprovada em agosto de 2018 e que entrou em vigor em setembro de 2020, criada para proteger os dados pessoais dos cidadãos brasileiros, oferecendo-lhes um maior controle sobre a coleta e a utilização das suas próprias informações, como nome, e-mail, número do RGI e do CPF, origem racial ou étnica, convicções religiosas e opiniões políticas.
A LGPD define como os dados podem ser utilizados, como, por exemplo, mediante a aprovação do cidadão ou para cumprimento de uma obrigação considerada legal. Por outro lado, as empresas precisam mostrar claramente a finalidade do uso destas informações de seus clientes. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais também define que uma empresa que utiliza os dados pessoais do cliente poderá ser responsabilizada no caso de uma violação de segurança que possa comprometer a privacidade dele.
O Artigo 1º desta lei brasileira diz: “Esta Lei dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural. Parágrafo único: As normas gerais contidas nesta Lei são de interesse nacional e devem ser observadas pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios”.
Como a LGPDF pode impactar na estratégia de marketing da sua empresa
Como você mesmo pôde ver, nas disposições preliminares da LGPD se fala especificamente em meios digitais, certo? E isso definitivamente não é gratuito. A lei vale para todas as empresas, de todos os segmentos, que recolhem dados pessoais, independente do meio, físico ou digital. Isso significa que os dados pessoais dos clientes devem ser tratados adequadamente, ou seja, preservados.
Mas o que o marketing tem a ver com isso? Tudo! Afinal o marketing digital prevê o uso de landing pages, formulários, e-mail marketing, anúncios patrocinados e tantas outras estratégias que precisam ser analisadas sob os olhos da LGPD, para que não haja descumprimento da lei e, consequentemente, punição.
Qual estratégia de marketing sua empresa deve adotar?
A estratégia maior, claro, é cumprir a LGPD, repensando as ações de marketing digital. É preciso entender como fazer a coleta, o acesso, a utilização, o armazenamento, a reprodução e a comunicação com os dados pessoais dos clientes, e isso tudo deve passar pelo consentimento expresso deles. Está aí o pulo do gato para as empresas não terem problemas com isso.
A base de leads, por exemplo, precisa de bases legais. É preciso repensar o outbound marketing, lembrar sobre o uso dos cookies e facilitar a saída do consumidor de uma assinatura ou mesmo uma lista de e-mails, entre outas atitudes. Uma agência de marketing digital experiente poderá até tirar proveito disso tudo, mostrando como sua empresa tem responsabilidade social e respeita os dados dos seus clientes.