O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas atualmente. Ele proporciona experiências únicas para seus usuários e faz com que se conectem, compartilhem e descubram novos mundos. Por ter conquistado a aderência de bilhões de pessoas, se tornou um novo meio de comunicação digital para as marcas, que tem buscado novas estratégias para atrair a atenção do seu público alvo. A seguir serão apresentados alguns pontos essenciais que todo profissional de Marketing ou pequeno empreendedor deve saber sobre esta ferramenta:
Deixar o mundo cada vez mais conectado é a missão do Facebook. Há mais de uma década tem feito com que seus usuários interajam em qualquer parte do mundo.
Alguns fatos marcantes de sua história: em 2004 era uma rede social apenas para conectar estudantes. Em 2006 começou a unir os usuários com as marcas que eles adoravam e a disponibilizar formas de anúncios. Já em 2007 lançou as páginas para os negócios e celebridades, com o botão de “Torne-se um fã”. Em 2014 adquiriu o Instagram. No ano de 2015 revolucionou ao lançar os vídeos em 360°. Em 2016 permitiu que todos fizessem transmissões em tempo real (Facebook Live).
Mas, por que os empreendimentos precisam estar presentes no Facebook? A resposta para esta pergunta será apresentada a seguir:
1-) A grande mudança para a mídia móvel:
A partir de 2004 – ano de lançamento do Facebook – houve uma grande transformação na forma com que as pessoas passaram a consumir os conteúdos em dispositivos móveis. Isto fez com que a rede social se adaptasse ao longo dos anos para atender as necessidades dos profissionais de Marketing.
“Nos dias atuais mais de 1 bilhão de pessoas usa regularmente o Facebook em dispositivos móveis todos os dias”. (Fonte: informe de rendimentos do Facebook – 2º trimestre de 2016).
“Mais de 1,5 bilhão de pessoas acessa o Facebook em dispositivos móveis por mês, um aumento de 21% desde o ano passado”. (Fonte: informe de rendimentos do Facebook – 2º trimestre de 2016).
“Até 2020, 75% de todo o tráfego de dados móveis será de vídeo”. (Fonte: informe de rendimentos do Facebook – 3º trimestre de 2016).
Em meio a um cenário onde as pessoas estão em constante conexão online, fez com que o comportamento do consumidor se transforme e virasse alvo dos anunciantes. Com isto, o Facebook fica no centro desta mudança, pois pela quantidade de usuários que acessam sua plataforma, representa uma grande oportunidade para que as marcas alcançem um enorme público.
2-) O valor do Feed de Notícias:
O Feed de Notícias mais conhecimento como “Timeline” é o fluxo de atualizações de status, fotos, vídeos, links, curtidas de pessoas, páginas e grupos que o usuário segue no Facebook. Seu objetivo principal é apresentar o conteúdo certo, para a pessoa certa, no momento certo, para que ela não perca as informações que lhe interessam.
Para as páginas de negócios que desejam anunciar, o Feed de Notícias é um local poderoso que pode aparecer nos dispositivos móveis, pois a publicidade ganha vida. Ao publicar alguma informação é fundamental lembrar da experiência que o seu público deseja no Facebook.
Dica: crie interações positivas, chamativas, foque em resultados que venham trazer reconhecimento de marca, preferência, fidelidade e vendas.
Lembre-se: o Facebook não é somente uma rede de relacionamento, mas também um centro de descoberta, onde as pessoas podem encontrar conteúdos relevantes, vídeos, fotos e marcas com as quais se identificam.
3-) Dá vida a marca, gera vendas e resultados:
Para conhecimento, os grandes pilares do Facebook são:
– Alcance direcionado
– Envolvimento profundo
– Resultados comprovados
Todo profissional de Marketing dá importância às pessoas, objetiva alcança-las na hora certa e é justamente isto que o Facebook faz. A sua capacidade de interligar a exposição publicitária a resultados concretos, seja online ou offline, se tornou um dos seus grandes diferenciais.
Atualmente tem a capacidade de medir, considerar pessoas de verdade e otimizar os investimentos por todo o funil de vendas, independente se o objetivo for lançar um produto, aumentar as vendas, alcançar outros públicos.
Comparado a outros canais de mídia sua taxa de retorno dos gastos é superior.
Mediante aos dados apresentados acima deixa claro que investir em publicidade no Facebook é um excelente caminho. Ele é uma alternativa que pode aproximar o negócio do seu público de interesse na internet, auxiliar na expansão, alcançar as metas da empresa e trazer resultados reais.
Ficou interessado em anunciar nas redes sociais? Entre em contato com a Imédia Comunicação para obter as melhores orientações.