Todas as empresas precisam ter uma identidade visual e uma representação gráfica, ou seja, um logotipo. Antes de tudo, é preciso passar modernização e credibilidade, afinal é assim que se dá seu primeiro contato com o cliente. Mas qual é a importância de um logotipo e, principalmente, por que investir na sua marca? Como fazê-lo? Continue a leitura e tenha todas as respostas para essas perguntas!
O que é uma marca?
O nome empresarial (ou denominação social) é como a empresa se chama e esse nome está definido no contrato social e em seu CNPJ. A marca é uma espécie de símbolo, como a empresa quer ser chamada e reconhecida pelo mercado.
Você já deve ter pesquisado preços no marketplace Submarino, contudo talvez não saiba quem é a B2W Companhia Digital. A saber, trata-se da mesma empresa, representada por sua marca e seu nome empresarial respectivamente. A verdade é que algumas marcas ficaram tão famosas que se confundem com o próprio produto, como por exemplo Xerox, Gilette e Modess.
O nome empresarial é, portanto, o nome de registro, enquanto a marca é como a empresa se apresenta ao mercado. Vale pontuar que ambos podem ser iguais.
O que é um logotipo?
Um logotipo é a forma como um negócio ou uma instituição se apresenta ao mercado. O logotipo é uma representação gráfica de uma identidade visual. Em geral, é composto pelo nome da empresa e pode ser acrescido de alguma imagem.
Toda empresa deve ter um logotipo. Por mais simples que seja, é necessário para apresentar o empreendimento graficamente, de forma padronizada passando modernização e credibilidade. Em todos os documentos, cartões, cartas e material publicitário, a empresa deve se apresentar com uma identidade visual única. E é por meio do logotipo que ela o faz.
A importância do logotipo com modernização e credibilidade para o seu negócio
Temos um nome e sobrenome, ao mesmo tempo que um negócio tem uma marca. É como ele se relaciona e será reconhecido pela sociedade e, claro, pelos consumidores. Por exemplo, a forma como essa marca é representada por meio de um logotipo moderno e com credibilidade diz muito sobre ela. Lembra do ditado “a primeira impressão é a que fica”?
Na maior parte das vezes, o primeiro contato que o consumidor tem com uma marca é por meio de seu logotipo, também conhecido como logo. Ali já começa o processo de venda. Ou seja, o consumidor precisa reconhecer ali o que ele procura. Por que um sem número de negócios de alimentação utilizam figuras de alimentos e talheres em suas logomarcas? Por identificação.
O logo é a identidade visual das empresas. Em outras palavras, é a primeira comunicação que tem com os clientes. Uma logomarca bem feita comunica bem, cria boa impressão, sugere credibilidade e pode até passar uma ideia de modernização do negócio.
Como fazer um bom logotipo utilizando a modernização e credibilidade
É a agência de marketing digital que está apta para preparar o melhor logo com uma cara moderna e que passe credibilidade para a sua empresa. Um designer especializado será responsável pela tarefa, mas a sua participação nesse processo também é fundamental.
É o empreendedor quem deve passar para a agência o conceito da logomarca. É preciso passar confiança, credibilidade e modernização, e esses conceitos são subjetivos, não é verdade? Portanto, uma condição básica para se alcançar um ótimo resultado é estabelecer uma comunicação fluida entre a empresa e a agência de marketing digital. Em resumo, essa troca de informações, mais do que relevante, é necessária.
Um bom logo precisa:
- Passar a ideia do negócio;
- Legibilidade: precisa ser bem compreensível e fácil de assimilar;
- A poluição de cores, imagens e letras atrapalha sua leitura. O logo precisa ser simples;
- Deve ser fácil de ser aplicado em qualquer tamanho (em um cartão de visitas, por exemplo) e em preto e branco.