É inadmissível imaginar, hoje, um negócio de sucesso sem a sua presença inserida no ambiente digital. As vendas pela internet são absolutamente fundamentais para os resultados de uma empresa, bem como a sua divulgação junto aos consumidores. Uma empresa que não busca exercer sua autoridade nas mais diversas redes sociais definitivamente está fadada ao insucesso ou, ao menos, a se manter como um pequeno negócio ameaçado constantemente pelo esquecimento do consumidor.
Há muito que a presença na internet deixou de ser uma alternativa, se tornando uma obrigação. É ali que estão todos os seus consumidores e, principalmente, aqueles que não consumem o seu produto ou serviço, mas o fazem na concorrência. Portanto, se apresentar e utilizar todas as possibilidades que o ambiente digital oferece é estratégico para qualquer empresa, por menor que ela seja. Afinal, quem não quer crescer e ganhar relevância no mercado?
A relevância do ambiente digital na pandemia do novo coronavírus
A verdade é que a pandemia do novo coronavírus provocou um verdadeiro tsunami na economia mundial, atingindo empresas de todos os tamanhos e segmentos. Muitas empresas estão operando no vermelho, tantas outras tentam se equilibrar e um sem número delas precisou fechar as portas porque não suportou a queda estrondosa das vendas.
Mas é verdade, também, que a transformação digital foi a luz no fim do túnel e, mais ainda, o caminho para a melhoria e até incremento das vendas. Quem apostou todas as suas fichas na internet teve a chance de virar o jogo, e tem muita empresa que até lucrou muito com isso. O ambiente digital está mais do que na moda, é a saída para empresas e consumidores enfrentarem a crise da pandemia da melhor forma possível. Afinal, é preciso vender e é preciso consumir também, certo?
Sua empresa já está inserida no ambiente digital?
A sua empresa já está inserida no ambiente digital? Se não, é hora de fazê-lo já, imediatamente, para ontem. E o mercado já percebeu isso: segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), aumentou em média 400% por mês, no período de quarentena, o número de lojas que passaram a vender pela internet. Até o início da pandemia, em março de 2020, a média era de 10 mil aberturas mensais; agora esse número saltou para 50 mil aberturas mensais.
As vendas pela internet estão se multiplicando dia a dia durante essa pandemia. O portal Compre & Confie fez uma pesquisa e chegou a conclusão de que o e-commerce brasileiro teve um aumento de faturamento de 81% em abril de 2020, se comparado ao mesmo mês do ano anterior. . O número de compras cresceu 98% na mesma comparação. A categoria de alimentos e bebidas teve um crescimento de 294,8%, a de brinquedos 241,6% e a de eletrônicos 169,5%, só para dar alguns exemplos! Estas empresas estão investindo muito no e-commerce e no marketing digital e estão tirando muito proveito disso.
Como tirar o melhor proveito do ambiente digital?
Mas como ocupar e tirar o melhor proveito possível do ambiente digital? É exatamente isso a que se propõe o marketing digital: por meio de ações específicas, utilizar todas as possibilidades do ambiente digital para chegar até o consumidor e vender mais e mais, conquistando sua fidelidade.
Há um universo inteiro a se explorar, como todas as redes sociais e mesmo o WhatsApp, ferramentas gratuitas e à disposição de todo mundo. Não importa se você tem uma pequena empresa, tem poucos recursos e não sabe muito bem sequer por onde começar. Você pode, por exemplo, contratar uma pequena agência de marketing digital, e, aos poucos, ir investindo mais e mais, à medida que os resultados aparecerem. E nós podemos garantir: vão aparecer!