Já não é novidade que muitas empresas estão surgindo no mercado todos os dias, é uma verdadeira luta para manter-se, principalmente observando as mudanças dos consumidores, mas, o que fazer se as vendas online não correspondem a expectativa? O primeiro passo a ser revisto, muito importante na execução dos outros, é avaliar o mercado, mas, acredite, sua empresa pode prosperar se atentando a algumas medidas.
Quando falamos de avaliação do mercado cabe, principalmente, entender os consumidores e o que eles esperam de você. Conforme disse Bill Gates “Seus clientes mais insatisfeitos são sua a maior fonte de aprendizado”. O consumidor é a chave para o sucesso e vem muitos antes de qualquer outra variável, sem eles não há vendas, então siga todos os passos pensando em sua persona.
A partir de agora e entendendo que os consumidores irão ditar o que eles necessitam, como prosperar com sua empresa em seu seguimento inserido no meio online? Avalie as seguintes questões:
O produto está de acordo com o que o mercado deseja?
Afirmar que seu produto tem qualidade não é um diferencial competitivo, é uma obrigação. O que mais seu cliente terá comprando de você e não do concorrente é a chave para o sucesso nas vendas online. Lembre-se que na internet o público é muito maior, mas a concorrência também.
Os concorrentes estão se saindo melhor?
Se a resposta for sim você tem que se perguntar o porquê. Nem todo concorrente vence pelo preço, acredite, a tendência mundial é a personalização, sentir-se exclusivo. Você pode ser questionar: – “Como proporcionar personalização em um ambiente online?”, esteja preocupado com o pós venda, questione se cada consumidor está satisfeito, o boca a boca ainda é a comunicação mais eficiente na fidelização. Se atente as vantagens que você pode oferecer, um desconto no aniversário ou um brinde especial por determinada ação irão motivar os consumidores a comprar mais vezes. Até a rapidez na entrega contam pontos.
O e-commerce atende as expectativas?
Acontece, e não raras vezes, da empresa ter o produto ideal, com um preço atrativo, valor agregado mas a imagem que seu site passa é totalmente diferente disso. Os clientes que compram online prezam pela segurança, rapidez e praticidade, e elas precisam ver isso navegando por cada página de seu e-commerce.
Está divulgando da forma certa?
Seria contraditório, por exemplo, ver uma empresa online divulgando seus produtos em jornais. Tudo é uma questão de posicionamento, o marketing feito em sua empresa só passa a ter valor quando revertido em vendas. Pense em onde estão os seus clientes, com o que eles interagem, após isso reformule uma forma de se comunicar com eles.
Mudando a direção
Após confrontar alguns pontos e ajustá-los ponha tudo em um papel, isso irá ajudar você a cumprir metas e atingir os objetivos. Não tem como se posicionar e reposicionar sem saber onde está inserido, é normal ter dúvidas em meio a dificuldade. Você pode, com organização, planejamento e cautela, sair da crise e se tornar referência.
Está com alguma dúvida sobre seu e-commerce ou como interagir com seu consumidor? Fale conosco, estamos à disposição e será um prazer lhe ajudar.