Você sabia que 70% dos jovens confiam mais nos influenciadores digitais, os chamados influencers, do que nas próprias celebridades tradicionais, como cantores e artistas? A informação é do Google, e o AdWeek estima que em 2020 a indústria do marketing de influenciadores movimentou mais de US$ 10 bilhões no mundo inteiro.
Mas como os influencers podem ajudar sua marca? Como podem ajudar no crescimento de sua marca? As mídias sociais apresentam um sem número de exemplos disso, e o marketing digital já percebeu que explorar a fama e a credibilidade de influenciadores digitais pode ser uma excelente e poderosa ferramenta em busca de likes, leads e, claro, vendas, muitas vendas.
O que é um influenciador digital?
Eles estão espalhados pelo mundo digital, e arrebatam multidões de seguidores. Estão no You Tube, no Facebook, no Instagram, no Tik Tok e em todas as demais mídias sociais, ditando moda, criando tendências, expondo opiniões e, principalmente, ganhando muito dinheiro com a fama.
O influenciador digital, ou influencer, é um formador de opinião, que utiliza um ou mais canais das mídias sociais para se comunicar com seu público. E este público pode alcançar a casa dos milhões, como o jogador Cristiano Ronaldo, que apenas no Instagram conta com nada menos do que mais de 153 milhões de seguidores, ávidos por seus posts, dicas e informações. R9 e os demais influencers ganham esse nome porque são capazes de influenciar multidões, e isso se converte em muito dinheiro.
Vale lembrar que o influenciador digital com milhares de seguidores acaba por transpor os próprios limites das redes sociais, chegando à TV aberta e paga, às bancas de jornal, livrarias e às lojas físicas, por meio de merchandising, e muito mais. Felipe Neto é um excelente exemplo disso, cujo canal no You Tube tem 41 milhões de inscritos e mais de onze bilhões de visualizações acumuladas.
Como um influenciador digital pode ajudar sua marca?
Essa profissão tem sido levada tão a sério que já chegou até o meio acadêmico. Em 2018, o Centro Universitário Brasileiro (Unibra), de Recife, inaugurou o primeiro curso de nível superior de influenciador digital, e muito em breve já teremos a primeira turma formada no país. Mas o que os influencers podem fazer por sua marca? Mais especificamente, como ajudar?
Imagine que você tenha uma confecção e o Cristiano Ronaldo aparece vestido com uma camiseta produzida por você. Não tenha dúvidas de que isso significaria milhares e milhares de vendas, porque os seguidores amam o R9 e querem consumir o que ele consome. Se ele divulga algo, é como se ele fosse um midas: o produto divulgado vira ouro. É claro que esse é um sonho praticamente inalcançável para a maioria dos simples empreendedores, mas essa situação poderá se repetir com influencers locais, gerando muito lucro.
Os exemplos são infinitos. Um confeiteiro pode se beneficiar amplamente porque um chef influenciador digital elogiou seus bolos. Um fabricante de bolsas artesanais pode ver suas vendas se multiplicarem depois que uma influencer usou e elogiou um modelo seu. Um rápido elogio em um pequenino post no facebook pode fazer um estrondoso barulho, ou seja, gerar muitas vendas e conceituar ainda mais a sua marca.
Vale lembrar que o influenciador digital pode falar de seus produtos ou serviços nas mídias sociais dele ou nos seus próprios canais. O crescimento da marca acontecerá da mesma forma, ainda que inserido nas redes sociais do influencer o alcance do post certamente será muito maior. O importante é que uma agência de marketing digital poderá explorar muito bem a questão, por meio de ações de branded content e inbound marketing, personalizando sua marca, criando credibilidade e gerando audiência e engajamento.
Como escolher um influenciador digital para divulgar sua marca?
Vamos combinar que qualquer famoso divulgando um produto ou serviço nosso já é muito bom, não é verdade? Mas buscar o apoio de influencers que tenham a ver com a nossa área de atuação dá ainda mais credibilidade. É o caso que exemplificamos antes, do famoso chef que elogia os bolos produzidos por você.
Mas como contar com esse apoio? Os influencers ganham muito dinheiro porque vendem sua imagem. Eles podem divulgar sua marca, mas vão cobrar por isso. Se pagar por um post não é possível, você pode seguir os influenciadores digitais e interagir com eles. Quem sabe, eles não se apaixonam por sua marca e dão aquela força tão bem-vinda?