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Diferença entre Inbound e Outbound

inbound x outbound

As grandes transformações no cenário econômico e social ocorridas nas últimas décadas exigiram mudanças profundas de posturas para gerir o negócio no mundo corporativo globalizado. Sendo assim, um fator importantíssimo para que a gestão da comunicação seja implantada de forma estratégica é a mudança no setor de marketing da organização.

Inbound e Outbound

Inbound e Outbound são duas formas diferentes de trabalhar as estratégias de marketing de uma empresa. O Inbound busca despertar o interesse do cliente com conteúdo relevante para que ele chegue ao seu produto. O Outbound, por sua vez, é mais tradicional, com o uso de propagandas físicas e digitais.

Neste artigo, vamos explicar, detalhadamente, o que significa cada um deles.

O Inbound é um conceito que está sendo cada vez mais discutido e falado no mercado brasileiro. O principal objetivo é atrair e fidelizar clientes através de conteúdos de qualidade para o seu público.

É uma concepção do marketing focada em atrair, converter e encantar clientes. Como falamos anteriormente, em outro post, o Marketing de Atração, como também é chamado o Inbound, afasta-se do conceito tradicional da publicidade e possibilita a conexão com o público-alvo por meio dos pilares: Marketing de Conteúdo, SEO, Estratégias em Redes Sociais.

Transformações no cenário

Como sabemos, a reputação e a confiança da sua empresa não estão mais baseadas apenas na comunicação da marca ou no controle da empresa. Agora, elas dependem diretamente da opinião de pessoas com quem interagem.

O planejamento, o pensamento estratégico e a gestão estratégica podem ser considerados o melhor caminho para se construir uma imagem/reputação positiva das organizações. É preciso, assim, conhecer e identificar a organização, sua real situação, ramo de atuação, os públicos estratégicos, seus produtos e serviços, sua cultura organizacional e seus problemas e necessidades de comunicação. A tudo isso damos o nome de Inbound e outbound Marketing.

Internet e mídias sociais digitais

A rede mundial está se tornando fundamental às atividades do marketing. As características de velocidade e de instantaneidade da Internet também são positivas, pois o profissional tem a possibilidade de responder de imediato às situações que ferem a imagem da organização.

É neste sentido, portanto, que o marketing e a comunicação exerce um papel essencial porque promove a interação, a troca com os públicos que são o alvo para o negócio ou reputação. E as ferramentas da web precisam ser escolhidas levando em conta esse contexto.

Imagem de modernidade

O Marketing de Conteúdo, ou Inbound Marketing, é extremamente atrativo para promover as empresas com uma imagem de modernidade e tecnologia. E é neste contexto que a atuação dos profissionais de marketing é fundamental, pois cabe ao profissional a função de saber avaliar as reações da opinião pública para traçar estratégias eficazes de comunicação para sua organização.

Outbound Marketing

O Outbound Marketing, ou o marketing tradicional, por sua vez, tem como principal objetivo trazer clientes oferecendo serviços ou produtos. A ideia, aqui, é ir atrás do cliente ativamente e não, necessariamente, gerar o interesse genuíno desse possível cliente na sua empresa.

Esse tipo de marketing cresceu muito com o uso de propagandas no rádio, TV, jornais, revistas, mala direta, cartazes, patrocínio de eventos, enfim, nos meios mais tradicionais de publicidade.

A internet oferece um potencial gigantesco para todo tipo de marca se destacar. É possível obter bastante sucesso com o Outbound Marketing, mas a sua estratégia precisa ter qualidade.

Mas, além, desses meios, podemos encontrar o Outbound no meio digital também. Você, certamente, já foi interrompido por uma propaganda enquanto assistia a um vídeo na internet, correto? Banners, e-mails em massa e pop-ups são alguns tipos de publicidade presentes nessa metodologia.

Independentemente do tamanho do seu negócio, ter um bom plano de marketing ajuda a valorizar a sua empresa. Todos nós sabemos que as estratégias de marketing, seja Inbound ou Outbound, quando bem elaboradas e direcionadas a um público específico, resultam na captação de novos clientes e, consequentemente, no aumento constante das vendas e no crescimento do negócio.

Plano de marketing

O planejamento de marketing auxilia no controle de gastos e no registro de ações para aumentar o número de vendas. É por meio dele que a empresa conseguirá formular estratégias competitivas que estejam à altura das demandas do mercado, além de idealizar os resultados que deseja atingir.

Analise o segmento da sua empresa

Para a criação do plano de marketing, o primeiro passo é verificar ameaças e oportunidades de negócios. Aqui, você deve saber qual a real situação da sua empresa no mercado.

Qual o seu objetivo?

Para elaborar um plano de marketing, você precisa, antes de mais nada, definir os objetivos da sua empresa. Alguns empreendedores têm um feeling e bom senso para montar o seu próprio plano. Entretanto, alguns preferem ter o acompanhamento de um especialista para elaborar as estratégias.

Trace estratégias

Essa é a parte em que você vai estabelecer de que maneira alcançará os seus objetivos. Lembre-se: as estratégias lhe ajudarão a obter vantagens sobre a concorrência e a se posicionar no mercado. Por isso, essa etapa é muito importante.

Entenda quem são seus clientes         

Um plano de marketing, seja ele Inbound ou Outbound (ou até mesmo os dois, por quê não?) tem que ser voltado para o público-alvo. Por isso, conheça a fundo os seus clientes. Avalie de maneira detalhada o target da sua empresa.

Conclusão

Nesse post, você viu que trabalhar com Inbound Marketing não exclui a possibilidade de trabalhar também com Outbound. E vice-versa.

Mesmo com estas grandes diferenças, esses dois métodos, juntos, podem se complementar e formar uma poderosa estratégia de marketing para sua empresa.

E sua empresa, quais estratégias utiliza hoje? Já trabalha com Inbound Marketing ou ainda está somente no Outbound?

Conte nos comentários como tem sido sua experiência com Inbound, caso já esteja utilizando a metodologia. E se ainda tiver dúvidas sobre como implementar uma estratégia de Inbound Marketing efetiva, converse com um de nossos consultores.

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