Não há dúvida alguma de que o e-commerce irá viver um grande boom em 2021. Sob os efeitos da pandemia do novo coronavírus (temos vacina, mas o caminho de volta à normalidade é longo), as compras pela internet continuam crescendo cada vez mais e atraindo um público consumidor cada vez maior.
De acordo com a pesquisa elaborada pela consultoria Ebit | Nielsen, em parceria com a Elo, o número de pedidos de compras pela internet cresceu 39% no primeiro semestre de 2020. Em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando a marca de 90,8 milhões de pedidos. O crescimento do e-commerce brasileiro na ocasião foi de 47%, a maior alta em 20 anos.
Ou seja, o aumento de compras pela internet é uma realidade inquestionável. E as perspectivas são as melhores possíveis. Uma pesquisa realizada pelo NZN Intelligence indicou que 71% dos brasileiros acreditam que irão fazer mais compras online. Mas será que sua empresa está pronta para surfar neste mar de oportunidades? Quais são estas oportunidades? O que fazer para vender mais e melhor pelo e-commerce? Como aproveitar o aumento de compras pela internet? Você conhece as novas tendências do e-commerce?
Melhorando a experiência do consumidor: o que fazer?
A verdade é que precisamos estar antenados e muito bem preparados para aproveitar o crescimento do e-commerce. Tudo é pensado e feito para que o consumidor tenha uma melhor experiência de compra, finalizando-o à sua marca. O mercado mudou, e o consumidor também: hoje, ele exige muito mais, quer se relacionar com empresas mais humanas, que tenham foco nas pessoas, não nos consumidores. Os consumidores estão mais engajados, e querem se relacionar com empresas idem.
Mais quais são as soluções que o e-commerce tem encontrado para estimular o aumento de compras pela internet? Vamos falar, agora, das 12 principais novas tendências do e-commerce. Vale ressaltar que se trata de um setor que não para de inovar, e não seguir as tendências pode custar muito caro, inclusive a perda de clientes e faturamento.
As 12 principais tendências do e-commerce
- Chatbots e inteligência artificial: a comunicação automatizada, por meio de robôs de chat que utilizam inteligência artificial otimiza a necessidade de operadores humanos, que passam a atender os casos mais críticos. A comunicação automatizada (e inteligente) agiliza as operações de atendimento.
- Plataformas omnichannel: o uso simultâneo de todos os canais da empresa para sustentar o processo de compras deve ser utilizado para oferecer mais conveniência ao cliente. Omni significa onipresença, e os canais de marketing devem estar integrados para dar suporte um ao outro, melhorando a experiência de compra do cliente.
- Voice-commerce: é a inovação dos chatbots. O chamado comércio de voz utiliza uma tecnologia que faz uso da voz no processo de compra, da pesquisa do produto á finalização da compra.
- Mobile first: o smartphone é cada vez mais utilizado para as compras pela internet. É uma tendência cada vez mais forte. Uma pesquisa da Mobile Time/Opinion Box aponta que 76% dos consumidores móveis preferem utilizar o smartphone para fazer suas compras online.
- Uso da tecnologia Blockchain: cada vez mais importante e presente nas operações de e-commerce, trazendo mais segurança digital.
- Big Data: o e-commerce utiliza cada vez mais um grande volume de informações, por meio de projetos de Big Data, para vender mais e melhor.
- Re-commerce: a venda de produtos usados, com preços muito mais em conta, é cada vez mais comum na internet e ganha um número cada vez maior de adeptos. É uma das tendências para 2021.
- Realidade virtual e aumentada: o uso da realidade virtual e aumentada oferece uma visualização melhor do produto e, assim, diminui a taxa de troca e devolução.
- Estratégia com foco no cliente: experiências positivas de pré e pós-vendas fideliza o consumidor. Ele deve estar em primeiro lugar. A personalização do atendimento também é uma tendência do e-commerce.
- Entrega rápida: os marketplaces estão investindo muito dinheiro para fazer entregas ultrarrápidas. É o que muitos chamam de next day delivery, ou seja, entrega no dia seguinte. A Amercianas.com prometeu entregas no Rio de Janeiro em três horas após a finalização da compra.
- Clube de fidelidade: é cada vez maior o número de clubes de fidelidade, que vendem serviços de assinatura, oferecendo o envio mensal de livros, vinhos, charutos, pães e tudo o mais que se possa consumir regularmente.
- Pix: a nova modalidade de pagamento vai se tornar mais uma opção para compra e venda no e-commerce. E caindo no gosto do internauta, o Pix representará mais uma opção de pagamento à vista para os sites de e-commerce. Isso poderá ser muito vantajoso, porque hoje em torno de 80% dos usuários utilizam cartão de crédito em suas compras online – e isso tem um custo para o lojista.