Você sabe o que o marketing pode oferecer à sua indústria? Investir em marketing estratégico é fundamental para quem quer aumentar a visibilidade da sua indústria e atrair cada vez mais clientes.
Como sabemos, o foco das grandes indústrias, antigamente, era a produção em larga escala, com qualidades e custos baixos. Não havia, contudo, um contato com o cliente final, o que é importantíssimo nos dias atuais. Sua estrutura era completamente voltada para a produção.
Com o avanço da tecnologia, começaram a surgir as soluções do e-commerce. Com um site as empresas ganharam a opção de oferecer experiências de compra mais agradáveis aos clientes. Para isso, as indústrias passaram a investir cada vez mais em capacitação, aprendendo sobre as estratégias de marketing digital.
Esteja presente nas redes sociais
Como sabemos, é notório que as mídias sociais atuais, sobretudo o Instagram e Facebook, desempenham um importante papel nos contornos da comunicação empresarial na atualidade. Elas são ótimas ferramentas do marketing para as indústrias. Por isso, vale a pena investir sim em marketing.
Como atrair mais clientes?
Com o tempo, as indústrias foram se aperfeiçoando e perceberam que é preciso criar canais de comunicação para que o público entre em contato de maneira rápida e prática.
Instantâneas, elas permitem a aproximação com o cliente final, avaliando suas necessidades, características e expectativas.
Como criar o marketing para sua indústria?
Estando presente nas plataformas digitais, com um perfil ou página cadastrado, é essencial, portanto, interagir com o público, respondendo aos questionamentos e comentários dos internautas, apresentando as novidades da marca e avaliando as respostas dos seus clientes.
Como sabemos, os processos de compra e venda das empresas B2B estão ficando mais longos e complexos porque os compradores e decisores estão, cada vez mais, procurando informações sobre o produto e a empresa no digital.
Isso nos mostra que é fundamental que sua indústria se adeque a essa realidade e esteja pronta para atender a nova demanda do cliente.
Para ajudar sua empresa nesse sentido, listamos 5 ações para aumentar as vendas industriais, continue lendo e confira!
Tenha um site
Se sua empresa ainda não tem um site, está na hora de mudar isso!
Muito mais do que tendência, segundo uma pesquisa realizada pela Marketingprofs, oferecer uma experiência web personalizada pode aumentar as vendas em até 19%.
Além de ser um fantasma caso não seja localizado no Google, o seu negócio precisa ser a principal fonte de informação sobre a sua marca, produtos e serviços.
Vale lembrar que não basta apenas criar um site, é necessário oferecer ao cliente uma boa experiência, tanto no computador quanto nos dispositivos móveis, como tablets e celulares.
Crie um blog
Um blog, quando utilizado como estratégia de marketing, faz com sua empresa apareça nos resultados do Google, assim, seu site atrai mais visitantes e sua marca fica mais conhecida.
Essa estratégia é chamada de marketing de conteúdo e está cada vez mais em alta, tanto no mercado B2C (empresas que vendem para consumidores), como no B2B (empresas que vendem para empresas).
Uma pesquisa realizada pelo Content Marketing Institute em 2018 aponta que 91% dos profissionais de marketing B2B já estão aplicando marketing de conteúdo.
Muito mais do que tendência, esse tipo de estratégia é fundamental para a visibilidade da indústria e melhores resultados.
Redes sociais ajudam a aumentar as vendas
Aumentar as vendas é o principal objetivo da maior parte das companhias. 58% afirmaram que o marketing digital corresponde a um incremento entre 10% a 20% de suas vendas. Isso é impressionante!
Para 12% delas, as vendas online impulsionadas pelo marketing digital correspondem entre 20% e 30% do total. E 18% tem mais de metade do seu faturamento gerado por esse canal.
Mas atenção: é preciso ter uma frequência de postagem, bem como postagens adequadas. Essas não devem apenas conter conteúdo voltado para vendas, mas, sim, para o entretenimento e educação do público-alvo.
Atrair clientes nas indústrias
Atrair cientes em potencial por meio de conteúdo relevante traz vários benefícios para o seu negócio, seja ele grande ou pequeno, B2B ou B2C.
Na atualidade, quem quer continuar relevante para seus clientes precisa ter visibilidade nas redes sociais. Como já falamos anteriormente, o importante não é estar na internet, mas sim, como se colocar nela para ganhar a atenção do público e se destacar em meio à concorrência.
O Inbound Marketing, contudo, é uma maneira de engajar o seu público-alvo por meio da criação de conteúdos relevantes e valiosos, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios.
Use e-mail marketing
O e-mail marketing não é a mesma coisa que o disparo de mensagens para endereços aleatórios. Esse último é caracterizado como spam.
Essa estratégia deve ser usada para disparar mensagens apenas para possíveis interessados e não apenas com dados comerciais.
E, acredite: os números são incríveis. Uma pesquisa feita pela Campaign Monitor aponta que profissionais de marketing veem uma média de 760% de aumento na receita de campanhas de e-mail customizados e segmentados.
Crescimento do marketing digital nas indústrias
Muitos empreendedores iniciaram suas atividades com pouco conhecimento e, após muito estudo e tentativas, se tornaram grandes exemplos para a comunidade digital, por exemplo.
Apesar de existirem inúmeras estratégias de vendas online, o fator mais importante para o sucesso é estudar o mercado.
Para isso, vale lembrar que é imprescindível estabelecer quais são os indicadores fundamentais para seu negócio e acompanhar o desempenho de cada ação implementada, para saber se seu produto/serviço tem potencial de crescimento a médio e longo prazo.