INSIGHTS .

Marketing B2B e B2C: descubra a diferença entre os dois

Você sabe o que é um negócio B2B e um negócio B2C? Aliás, sabe a diferença entre eles? E como deve ser o marketing digital para divulgar o trabalho de uma e de outra empresa? Leia esse conteúdo e, em conclusão, descubra a diferença entre B2B e B2C, as estratégias para vendas B2B e B2C e como o marketing pode ajudar nos resultados.

O que é B2B?

B2B, de Business to Business, é um negócio realizado entre duas empresas, como, por exemplo, uma indústria de autopeças que vende seus produtos para distribuidores ou para a indústria automobilística, e, ainda, que compra matéria prima de outras empresas para produzir suas peças. No entanto, um negócio B2B não se resume a venda de produtos: há vários negócios business to business entre empresas prestadoras de serviços, envolvendo terceirizadas, assessorias, agências e consultorias.

Em conclusão, são três os principais tipos de B2B:

  1. Quando uma indústria vende produtos para outra empresa vender, como uma fábrica de biscoitos, que vende seus produtos para supermercados, temos um B2B de revenda;
  2. No caso de uma indústria que vende produtos e insumos para outra indústria fabricar seus produtos há um B2B de transformação;
  3. A venda para o consumidor final, por meio de distribuidores ou atacados, é um B2B de consumo.

Portanto, as principais operações B2B são redes de supermercados; produtoras de softwares corporativos; bens de consumo para empresas; distribuidores de matérias primas; e empresas de serviços terceirizados.

O que é B2C?

Já o B2C (Business to Consumer) é o negócio que acontece entre uma empresa e os consumidores finais. Em outras palavras, este é o modelo de negócio mais comum no comércio e abrange absolutamente todo o varejo, seja ele de roupas, alimentos, cosméticos, remédios e eletrodomésticos, entre tantos outros.

Em conclusão, as principais operações B2C são redes de varejo; produtoras de softwares pessoais; serviços de lazer; e alimentação fora do lar em geral.

Como divulgar negócios B2B e B2C?

É por meio do marketing digital que se divulga e trabalha um negócio online, seja ele qual for. Aliás, o marketing digital vale (e muito) até mesmo para um negócio físico, porque sua essência é a utilização das redes sociais e de ferramentas online para a divulgação de negócios.

Então, não seria diferente com negócios B2B e B2C. Da mesma forma, é o marketing digital a melhor ferramenta para tornar o negócio conhecido e alavancar suas vendas. Por meio de uma série de ações, sua empresa afinal se torna uma autoridade em seu nicho e, assim, vende mais e melhor.

A diferença do marketing B2B e B2C

Uma empresa que faz negócios B2B deve ter um marketing diferente daquela que se dedica a vendas B2C. Afinal, a primeira vende para empresas e a segunda para pessoas, e, portanto, como o público-alvo é diferente, as ações de marketing também são.

O público-alvo a ser atingido certamente não é a única diferença do marketing B2B e B2C. Além disso, a linguagem e a abordagem serão distintas. Enquanto o marketing B2B é mais técnico, voltado para o resultado, o lucro, a redução de despesas e a possibilidade de bons negócios, o marketing B2C, por sua vez, trabalha criando desejo e buscando a satisfação das pessoas.

O marketing Business to Consumer é de massa e pretende atingir o maior número de pessoas possíveis, da mesma forma que o Business to Business é bem localizado, específico e dirigido. Em resumo, um marketing B2B bem feito é calcado em fortes dados que comprovem retorno do investimento e é dirigido a quem toma a decisão de compra em uma empresa. Por sua vez, o marketing B2C busca o relacionamento com o cliente, por meio de promoções, e estimula o consumo imediato.