O Natal e as festas de fim de ano são efetivamente as melhores oportunidades para o comércio faturar muito com as vendas. Ainda mais em tempos de pandemia do novo coronavírus, quando as vendas estão sendo tão afetadas ao longo deste período de isolamento social.
É preciso pensar em estratégias vencedoras, que efetivamente transformem leads em vendas efetivas e, consequentemente, resultados fantásticos. Afinal, é o marketing digital quem fará isso, apostando em promoções, anúncios e posts nas redes sociais, criando no internauta o desejo de consumo.
É nas redes sociais que estão seus futuros clientes e é lá que você precisa comunicar suas promoções e ofertas que só o seu e-commerce tem a oferecer. Mas como fazê-lo?
É o que responderemos agora, neste conteúdo produzido especialmente para você, aproveitar as festas de final de ano para as vendas e faturar muito.
Você sabe exatamente o que é marketing digital
Se você pensa que está fazendo marketing digital apenas postando a foto de um produto que vende, com um preço diferenciado, seja no Facebook ou no Instagram, está muito enganado. O marketing digital é muito maior do que isso! É muito mais do que meia dúzia de posts em uma rede social.
O marketing digital é todo um conjunto de ações de comunicação que se deve utilizar na internet e nas redes sociais, por meio do celular e demais meios digitais. Tais ações sempre terão o objetivo de divulgar produtos e serviços de uma determinada empresa, para a conquista efetiva de novos clientes.
Quando se fala em marketing digital, a maioria das pessoas pensa apenas em posts no Instagram ou facebook e vídeos no You Tube. Sim, isso é marketing digital, mas trabalhar com e-mail marketing, conteúdos de blog, sites, mensagens via WhatsApp e tantas outras possibilidades amplia – e muito – a possibilidade de se alcançar os objetivos, ou seja, vender, vender e vender mais.
O marketing digital definitivamente não é intuitivo. Muito pelo contrário: é preciso pensar em estratégias, construir ações vencedoras e convincentes e preparar o negócio para as vendas. Portanto, o marketing digital deve ser feito por uma agência de marketing digital, especialista no assunto e cuja expertise permite alcançar os melhores resultados.
Como vender mais neste final de ano?
O Natal e as festas de final de ano continuam imperativos. No ano passado, as vendas de Natal somaram R$ 14,1 bilhões, segundo o portal Compre e Confie.
Muita gente aproveita as promoções da Black Friday para garantir presentes de Natal mais baratos, antecipando suas compras, mas uma pesquisa realizada pela consultoria Social Miner revelou que 70% daqueles que já fizeram compras no evento pretendem ir às compras no Natal também. Tem mais, para deixar o e-commerce bem animado: segundo outra pesquisa, desta vez da consultoria Rakuten Advertising, 55% dos entrevistados garantiram que manterão ou até aumentarão seus gastos com compras pessoais neste final de ano, enquanto que 62% dos entrevistados disseram que vão gastar para presentar seus familiares no Natal.
Um dado fundamental desta pesquisa: 86% dos entrevistados afirmaram que preferem fazer compras online neste final de ano. Ou seja, o e-commerce é uma tendência para este Natal, e isso deve ser muito bem aproveitado pela sua empresa, certo?
É preciso pensar em estratégias. Atirar para qualquer lado não traz resultados
É claro que uma agência de marketing digital tem a expertise para divulgar sua empresa na internet de uma determinada forma que traga resultados concretos para o seu negócio. E isso faz toda a diferença. Mas antes mesmo de saber o que fazer, é preciso pensar em como fazer.
Ou seja, é preciso pensar em uma estratégia vencedora, que realmente gere leads e vendas. É preciso pensar o que divulgar, como, onde, quando e por quê. Pegar um produto qualquer e oferecer um desconto de 40% ou 50% ao consumidor final, sem planejamento, não é um bom marketing.
Juntos, o empreendedor e a agência de marketing vão pensar em uma estratégia de vendas, com promoções e muita divulgação. E lembre-se: ainda dá tempo porque a velocidade do mundo online é instantânea e no mesmo dia que as ações se iniciarem os resultados começarão a aparecer. Vamos lá, dá tempo ainda!
O que pode ser feito para vender mais neste Natal?
Pensar em promoções exclusivas, descontos diferenciados e até mesmo devolver parte do que o consumidor gastou em cashback é excelente e traz resultados. Apostar em frete grátis e rápido também faz toda a diferença.
Mas como alcançar o cliente, levando até a ele uma promoção arrebatadora e campeã? É preciso chegar até ele e comunicar tudo o que o seu e-commerce está oferecendo. Seja por anúncios patrocinados nas redes sociais, seja pelo envio de e-mail marketing, seja por meio de um trabalho de remarketing com clientes que já demonstraram interesse em sua marca, o importante é comunicar, e fazê-lo bem feito.
Ainda dá tempo de contratar uma agência de marketing digital, estabelecer uma estratégia e correr para aproveitar o período de festas de fim de ano e transformar as vendas em resultados polpudos.