Mas, afinal, por que é importante para o site ter um bom rankeamento no Google? Não bastaria uma boa presença nas redes sociais, divulgando seus produtos e/ou serviços? Essa é uma pergunta bem fácil de responder: quanto mais relevância, mais visitas ao site, mais presença e mais relacionamento com os clientes, mais rankeamento no Google você alcançará e, consequentemente, mais vendas fará.
Quanto mais acessos, mais visibilidade. E por meio da autoridade e da credibilidade alcançadas, mais vendas acontecerão, não tenha dúvidas disso. Uma pesquisa promovida pelo Sebrae, em 2016, apontou que nada menos do que 68% das vendas do e-commerce vinham a partir de buscas orgânicas. Isso significa que sete em dez vendas aconteciam por conta da posição privilegiada do site no rankeamento no Google.
Um bom rankeamento no Google: o que significa isso?
A pergunta que devemos buscar responder, portanto, não é exatamente por que é importante para o site ter um bom rankeamento no Google? Mas, sim, como ter um bom rankeamento no Google? Como fazer para o meu site ter uma ótima visibilidade, com muitos acessos?
A verdade é que o consumidor mudou. Hoje, ele está muito mais exigente e, até mesmo por conta das facilidades que o meio digital traz, ele pesquisa muito antes de efetivar sua compra. Por isso, é fundamental ter um bom rankeamento no Google, porque é ali que o internauta dá partida para as suas pesquisas.
Um bom rankeamento no Google significa que seu site irá aparecer nas primeiras posições na pesquisa realizada pelos internautas, e as chances deles acessarem o seu site crescem assustadoramente. E você já sabe: quanto mais acessos, mais visibilidade e, principalmente, mais vendas.
Como alcançar um bom rankeamento no Google?
Uma forma muito prática e fácil de rankear bem o seu site na página de pesquisa do Google é por meio do AdWords, ou seja, promovendo uma boa campanha de anúncios no buscador, e um agência de marketing digital poderá fazer isso para você, alcançando ótimos resultados. O problema é que isso é pago, ou seja, depende de investimento financeiro. É a forma mais rápida e eficiente para alcançar um bom rankeamento, mas não é a única. Saiba que é possível fazê-lo sem investimentos financeiros.
Rankeamento no Google com o uso de SEO
Você sabe o que é SEO? Se quer que seu site tenha um bom rankeamento na página de pesquisa do Google, sem precisar gastar com anúncios, precisa saber o que significam essas três letrinhas. SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou seja, um conjunto de técnicas que têm por objetivo rankear bem o seu site no Google. Um trabalho de SEO muito bem realizado pode lhe garantir as primeiras colocações no ranking, não tenha dúvidas disso!
Algumas técnicas de SEO podem garantir um melhor rankeamento. Por exemplo, utilizar palavras chave de relevância em seus textos, ou seja, palavras que são as mais buscadas pelos internautas em suas pesquisas. Existem ferramentas que permitem achar as melhores palavras chave, como o Google Trends, por exemplo.
É preciso, também, otimizar os títulos dos seus textos, bem como a meta description, ou seja, uma breve descrição sobre o conteúdo da sua página. Outra ação importante é inserir links no seu texto para páginas relevantes. Estas e outras técnicas de SEO, no entanto, de nada valerão se o conteúdo do seu site for muito fraco. Portanto, invista em conteúdo e em SEO e alcance as melhores posições no ranking do Google.