Você sabe a diferença entre marketing, publicidade e propaganda? Ou pensa que é tudo a mesma coisa? Embora estejam intimamente conectados, não são sinônimos. Para que não tenham mais dúvidas iremos conceituar os termos abaixo:
O Marketing é uma série de estratégias e técnicas que buscam agregar valor as marcas ou produtos, atendendo as necessidades do cliente. Ele envolve todas as formas de comunicação empresarial e também os caminhos que os produtos devem percorrer, como:
• Canais de venda
• Logística e distribuição
• Gestão de preços
• Posicionamento estratégico
• Entendimento do consumidor final
• Relacionamento com todos os stakeholders que interessam ao negócio
Já a publicidade, é a comunicação teoricamente espontânea, basicamente é tornar público um conceito ou uma ideia associados a empresas, produtos ou serviços, a fim de obter aceitação do público. Sendo assim, publicidade é toda forma de divulgação não paga. Ela ocorre através de assessorias de imprensa e gestores de conteúdo, o qual divulgam a marca por meio de mídias sociais, eventos e outros canais que tem como objetivo criar um boca a boca, fazendo com que as pessoas falem da marca ou negócio.
A propaganda, como o próprio nome já indica, tem o papel de propagar, divulgar e criar condições para que o mercado conheça o produto ou serviço da empresa, ela faz parte da publicidade e se refere à toda forma de anúncio que tem veiculação paga, como por exemplo: nos próprios meios de comunicação de massa, links patrocinados na internet, outdoors, banners em sites, etc. O objetivo é incentivar a atitude de um determinado público.
Conforme apresentamos no decorrer do texto, os termos marketing, propaganda e publicidade estão ligados, pois um depende do outro, e todos esses conceitos agregam valor ao seu produto, serviço ou empresa. O segredo para que a empresa tenha sucesso no mercado, é fazer com que a publicidade, propaganda e marketing, trabalhem juntos e de forma integrada pois uma afeta a outra.