Tanto um quanto o outro tem uma grande importância, mas, apesar dos nomes similares, são bem diferentes. Em uma linha histórica o outbound é o mais praticado e mais tradicional, já o inbound é uma nova opção para atrair pessoas.
O Inbound Marketing é uma tendência que tem se tornado cada vez mais atrativa para empresas de pequeno, médio e grande porte. A técnica consiste em produzir conteúdo de qualidade para conquistar a atenção do público-alvo e coletar informações que ajudarão a estabelecer um relacionamento com o consumidor. Como conteúdo entenda posts, e-books, textos, e-mails, dentre outros. Para ilustrar: a empresa disponibiliza um conteúdo que seja de interesse do público e em troca dele é fornecido dados, como e-mail e telefone.
O motivo de tanto envolvimento é que através da estratégia é possível atrair clientes voluntariamente para um site ou loja virtual.
– É 47% mais barato obter um lead com o Inbound Marketing do que com o marketing tradicional, também conhecido como Outbound Marketing. (Fonte: Hubspot)
– O marketing de conteúdo gera 3 vezes mais leads e custa 62% menos do que o marketing tradicional. (Fonte: Demand Metric)
Apenas conceituando: Lead é um potencial consumidor da marca.
Já o Outbound Marketing, conhecido como Marketing Tradicional, é mais usado por manter os esforços na equipe de vendas em busca de converter as ações em lucro. Fazem parte desta técnica: telemarketing, venda direta, prospecção ativa, televisão, rádio e tudo que faz com que a empresa precise se apresentar sem que o cliente procure por ela.
Para saber a diferença entre Inbound e Outbound confira algumas características de cada uma das estratégias:
Inbound |
Outbound |
Baseado na oferta de conteúdo relevante e na conquista de clientes de forma espontânea |
Pensado em uma abordagem mais agressiva motivada, principalmente, pelo setor de vendas |
Os potenciais clientes chegam até a empresa
|
A empresa vai até os potenciais clientes |
Tem o custo de aplicação mais barato
|
O custo para implantação é mais alto |
Maior tempo de retorno dos investimentos (ROI)
|
O tempo para o ROI é menor |
As pessoas já conhecem a empresa antes de entrarem em contato ou se cadastrarem e estão mais dispostas ao diálogo |
O consumidor pode não saber sobre a empresa e isso gerar desinteresse por parte dele |
Sabendo dessas diferenças fica a pergunta, qual delas é a melhor? Não existe uma resposta concreta para essa questão. As duas são importantes e ambas dão resultado se bem planejadas e executadas.
Tem alguma dúvida de como aplicar as estratégias de Inbound Marketing e Outbound Marketing? Entre em contato com a Imédia Comunicação, nós poderemos ajudar você!