Está buscando por novas formas de se conectar e se relacionar com o seu público alvo? Saiba que a transmissão ao vivo do Facebook é uma das formas mais modernas e que tem trazido resultados satisfatórios para as empresas. Não sabe como executá-las e lhe falta alguma ideia? Então você precisa ler o texto a seguir.
Seja no desktop ou em dispositivos móveis, no Facebook Live as pessoas podem fazer transmissões ao vivo do que acontecem com elas para o mundo inteiro assistir. Por que ela tem sido uma ferramenta importante para as empresas e celebridades? Pois é uma maneira fácil e eficaz de se conectarem com as suas comunidades e clientes.
Deste modo, você consegue: contar sua história do seu jeito, tendo total controle da transmissão e utilizando de um conjunto de ferramentas criativas, como filtros e máscaras; interagir com o público, respondendo perguntas e verificando as suas reações; e alcançar usuários de localidades distantes, pois ao final de cada Live, é possível salvar o vídeo e deixa-lo disponível na linha do tempo para que outras pessoas possam assistir e compartilhar.
Mas você sabe como fazer uma transmissão ao vivo? Confira abaixo os passos essenciais.
Antes de começar, verifique:
1-) Conexão Wifi ou de dados;
2-) Um smartphone ou desktop;
3-) Um Gerenciador de Páginas, o Mentions ou o aplicativo do Facebook ou estar conectado no Facebook em um desketop.
Obs: O Mentions apenas está disponível para figuras públicas com uma página ou perfil do Facebook verificado.
Como começar a transmissão ao vivo?
No celular
– Pelo aplicativo do Facebook no IOS:
– Aplicativo do Facebook no Android:
Primeiro toque em “No que você está pensando” e escolha vídeo ao vivo.
– Aplicativo Gerenciador de Páginas do Facebook
Clique no ícone “Transmitir ao vivo”.
– Pelo desktop
Com uma WebCam
Você seguirá o mesmo processo de clicar em “No que você está pensando”.
Com uma Câmera Profissional por meio da API do Live
Software próprio que permite criar as publicações a partir de outras fontes, como uma câmera profissional.
Como preparar o conteúdo?
Conseguir encontrar um conteúdo que seja ideal para uma Live pode significar uma grande dificuldade. Mas, o Facebook oferece diversas possibilidades para favorecer o surgimento de ideias.
Escolha o melhor formato
Para envolver o seu público, inicialmente, você pode escolher alguns formatos como:
– Discutir assuntos em destaques, como suas opiniões sobre eventos recentes;
– Informar notícias;
– Entrevistar alguém;
– Apresentar bastidores;
– Compartilhar com o seu público de um evento, show que esteja participando;
– Fazer uma demonstração, como ensinar as pessoas algum tutorial.
Encontre assuntos relevantes
Após escolher o formato, é fundamental encontrar assuntos relevantes que sejam do interesse dos seus seguidores. A sua escolha deve levar em em consideração o que as pessoas são propensas a comentar e as suas necessidades.
Se você é um empreendedor, abaixo listamos alguns temas que você pode utilizar na Live e quanto tempo é necessário na transmissão para que toda a mensagem seja apresentada:
5 a 10 minutos
– Espiada: conte para os seguidores uma rápida ideia do que é trabalhar em uma atividade da sua empresa e projeto;
– Dica do dia: compartilhe uma dica baseada em suas experiências;
– Enquete: peça para seu público votar ou sugerirem algo para que você possa falar na próxima Live.
10 a 30 minutos
– Casos de sucesso: inspire seu público com histórias de sucesso do seu negócio;
– O que fazer e o que não fazer: dê dicas e truques práticos, desvende mitos e verdades;
– Visão exclusiva: se estiver em um evento importante e acontecer algo exclusivo, faça uma transmissão ao vivo.
30 a 240 minutos
– Gravação de eventos: independente se você é palestrante ou participante de algum evento, leve os espectadores junto com você;
– Seminário online: escolha um assunto e compartilhe os conhecimentos;
– Colaboração: troque estratégias e planos de negócios com outros empreendedores.
Outros recursos e ferramentas
Quer adicionar mais entusiasmo e criatividade para sua transmissão? Confira a seguir outros recursos e ferramentas:
Programação de vídeo ao vivo
Se você é daqueles planejadores, o Facebook possibilita programar o vídeo ao vivo e enviar notificações para lembrar os seus telespectadores. Eles devem apenas clicar no “Receber lembrete”.
Áudio ao vivo
Você quer que os seguidores se concentrem nas suas palavras, pois seu assunto não funciona muito bem com imagens? Você pode optar por uma transmissão ao vivo somente com áudio. Assim como no vídeo ao vivo, as pessoas ainda podem encontrar o conteúdo no Feed de Notícias após a finalização.
Máscaras, filtros e rabiscos
Adicione máscaras engraçadas, filtros chamativos e rabiscos coloridos durante a Live para dar um toque de criatividade e chamar a atenção.
Métricas de vídeo
Depois de executar a transmissão ao vivo é importante verificar o seu desempenho e saber como o público se envolveu para melhorar nas próximas que virão a acontecer.
Algumas métricas do Facebook Live são:
– Pico de espectadores ao vivo: número mais alto de espectadores simultâneos que visualizaram a transmissão por pelo menos 3 segundos;
– Público e envolvimento: o gráfico de envolvimento do vídeo mostra como agregar os públicos em pontos específicos e quando as pessoas foram levadas a reagir, comentar ou compartilhar o vídeo;
– Minutos de visualização: número total de minutos durante os quais o vídeo foi assistido.
Entre outras.
Dicas da Imédia Comunicação
Agora que você entendeu como funciona o Facebook Live, listamos mais algumas dicas para ajudar a envolver e entreter melhor o público antes, durante e depois da transmissão:
Antes da transmissão
– Teste sua conexão com a internet;
– Crie expectativas ao avisar seus fãs com antecedência, por meio de um post na página;
– Peça perguntas na sessão de comentários;
– Faça com que sua Live seja descoberta através da marcação da localização.
Durante a transmissão
– Dê um tempo para as pessoas chegarem;
– Interaja com os espectadores;
– Fixe um comentário na parte inferior do vídeo se você quiser definir a conversa, promover comentários de qualidade e facilitar a lembrança da pergunta;
– Quanto maior for seu tempo de transmissão, maior a possibilidade de as pessoas descobrirem e convidarem outros usuários a assistirem também;
– Avise sobre o encerramento da transmissão.
Depois da transmissão
– Salve o vídeo e publique na sua página;
– Inclua na descrição do vídeo fatos marcantes da transmissão para deixa-lo mais interessante e impulsionar a descoberta.
Portanto, conforme apresentamos ao longo do texto, promover uma Live requer planejamento e é um excelente método para que as empresas se conectem com o público. É uma forma interativa de se transmitir conteúdo e vender o seu produto e serviço.
Gostou das dicas? Esperamos que você aplique-as e se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco.