Como falamos anteriormente, em outros posts, a reputação e a confiança da sua empresa não estão mais baseadas apenas na comunicação da marca ou no controle da empresa. Agora, elas dependem diretamente da opinião de pessoas com quem interagem e se comunica diretamente. É o que chamamos de marketing 4.0. Inclusive, já falamos deste assunto por aqui.
Se você não leu o artigo sobre Marketing 4.0 ainda, corre lá!
O planejamento, o pensamento estratégico e a gestão estratégica podem ser considerados o melhor caminho para se construir uma imagem/reputação positiva das organizações. É preciso, assim, conhecer e identificar a organização, sua real situação, ramo de atuação, os públicos estratégicos, seus produtos e serviços, sua cultura organizacional e seus problemas e necessidades de comunicação. A tudo isso damos o nome de Plano de Marketing.
Internet e mídias sociais digitais
A rede mundial está se tornando fundamental às atividades do marketing. As características de velocidade e de instantaneidade da Internet também são positivas, pois o profissional tem a possibilidade de responder de imediato às situações que ferem a imagem da organização.
É neste sentido, portanto, que o marketing e a comunicação exerce um papel essencial porque promove a interação e a troca com os públicos que são o alvo para o negócio ou reputação. E as ferramentas da web precisam ser escolhidas levando em conta esse contexto.
Imagem de modernidade
As mídias sociais são extremamente atrativas para promover as empresas com uma imagem de modernidade e tecnologia. E é neste contexto que a atuação dos profissionais de marketing é fundamental, pois cabe ao profissional a função de saber avaliar as reações da opinião pública para traçar estratégias e campanhas de marketing eficazes para sua organização.
Mudanças tecnológicas
Ter um site mais moderno que está de acordo com novas tecnologias do mercado, proporciona maior velocidade ao usuário e, consequentemente, mais agilidade em encontrar as informações que deseja em bem menos tempo.
Quanto mais rápido o cliente encontrar o que deseja, maiores serão as chances dele bater o martelo.
Maior credibilidade
O número de pessoas que acessam à internet é cada vez maior. Atualmente, os consumidores estão buscando, com frequência, se informar na web a respeito de alguma marca, produto ou loja. Por esse motivo, modernizar seu site, deixando-o seguro de se navegar, dá muito mais credibilidade para sua empresa.
Se o cliente encontrar o que procura em pouco tempo, ele sentirá muito mais confiança em comprar da sua empresa. Além disso, quando o site é bem elaborado e moderno, ele passa uma imagem de confiabilidade muito maior.
Posicionamento de sua marca na web
A internet oferece um potencial gigantesco para todo tipo de marca se destacar. É possível obter bastante sucesso com o marketing digital, mas a sua estratégia precisa ter qualidade.
Como sabemos, hoje em dia é habitual os usuários efetuarem compras pela internet, tanto pela praticidade quanto pela diversidade de opções de produtos e empresas.
Esse cenário, portanto, impulsionou novas maneiras das organizações gerenciarem suas atividades, uma vez que a complexidade social, cultural e econômica influencia a política organizacional, seus públicos e estratégias.
Independentemente do tamanho do seu negócio, ter um bom plano de marketing ajuda a valorizar a sua empresa. Todos nós sabemos que as estratégias de marketing, quando bem elaboradas e direcionadas a um público específico, resultam na captação de novos clientes e, consequentemente, no aumento constante das vendas e no crescimento do negócio.
Planejamento de campanha
O planejamento de campanha de marketing auxilia no controle de gastos e no registro de ações para aumentar o número de vendas. É por meio dele que a empresa conseguirá formular estratégias competitivas que estejam à altura das demandas do mercado, além de idealizar os resultados que deseja atingir.
Analise o segmento da sua empresa
Para a criação do plano de marketing, o primeiro passo é verificar ameaças e oportunidades de negócios. Aqui, você deve saber qual a real situação da sua empresa no mercado.
Qual o seu objetivo?
Para elaborar um plano de marketing, você precisa, antes de mais nada, definir os objetivos da sua empresa. Alguns empreendedores têm um feeling e bom senso para montar o seu próprio plano. Entretanto, alguns preferem ter o acompanhamento de um especialista (ou agência, e nós da EDM2 somos expert nisso!) para elaborar as estratégias.
Trace estratégias
Essa é a parte em que você vai estabelecer de que maneira alcançará os seus objetivos. Lembre-se: as estratégias lhe ajudarão a obter vantagens sobre a concorrência e a se posicionar no mercado. Por isso, essa etapa é muito importante.
Entenda quem são seus clientes
Um plano de campanha tem que ser voltado para o público alvo. Por isso, conheça a fundo os seus clientes. Avalie de maneira detalhada o target da sua empresa.
Faça um cronograma
Para facilitar, o monitoramento da duração de cada ação, os resultados e os recursos necessários que foram utilizados devem ser colocados no papel.
Comunicação assertiva
Com o marketing digital é muito mais fácil
você falar com seu consumidor final, criando assim uma aproximação e um laço de
confiança entre cliente e empresa.
A agilidade e a facilidade da internet
exige que as empresas que estão inseridas no ambiente on-line sejam eficientes
na comunicação. Mas todo cuidado é pouco, pois ao mesmo tempo que a internet
pode ajudar no posicionamento positivo de uma marca no ambiente digital, com a
mesma facilidade, qualquer deslize pode destruir a imagem e assim perder vendas
e fiéis consumidores.
Análise de resultados
No processo de campanha, um passo fundamental no marketing digital é a análise de resultados. É preciso medir, avaliar e mensurar o desempenho de qualquer ação de marketing realizado no meio digital.
É preciso identificar qual campanha está dando certo, quanto tempo o cliente ficou no seu site, qual foi o alcance do seu post ou anúncio, qual o retorno sobre o investimento você recebeu, qual o perfil do consumidor que está entrando no seu blog, site ou redes sociais, entre outros números importantes que é possível medir e acompanhar ao longo das estratégias e campanhas.
Como sua empresa está se posicionando frente a essas novas posturas na sociedade de hoje? Conte para nós