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Automação de marketing: como funciona?

As novas tecnologias representam uma característica intrínseca à era da informação e configuram-se em um novo cenário na vida das pessoas e, principalmente, das organizações.

Cada vez mais as empresas estão sendo impulsionadas a planejarem seus negócios e atividades, apoiando-se em análises mais complexas sobre os ambientes internos e externos, realizando diagnósticos e ações estratégicas com o intuito de potencializar os seus atributos, suas missões e resultados. Esse contexto, portanto, impulsionou novas maneiras das organizações gerenciarem suas atividades, uma vez que a complexidade social, cultural e econômica influencia a política organizacional, seus públicos e suas estratégias.

Marketing e globalização

Na esfera do mundo globalizado, as tecnologias inovadoras de comunicação, das quais a internet é apenas uma, oferecem velocidade, direcionamento e repetição de mensagens quase sem custos.

A globalização inclui não apenas a redução de barreiras comerciais, mas também um lembrete das poderosas transformações sociais, econômicas, políticas e culturais que estão em curso nas economias de mercado em todo o mundo. E a ampla reestruturação dentro das organizações, em resposta à onda recente de fusões e aquisições aumentou a dependência das estratégias de comunicações, isto é, a instabilidade e imprevisibilidade do presente contexto têm mostrado que vivemos em um espaço de incertezas, o qual exige a adoção do pensamento estratégico, por todos os setores da organização.

Automação de marketing na era da globalização

Automação de Marketing, portanto, é o uso de tecnologia para automatizar ações e processos de marketing, reduzir trabalhos manuais e aumentar a eficiência das ações. Podemos considerar a Automação de Marketing a principal ferramenta, hoje em dia, para nutrir e avançar os leads até o momento da compra.

O que é automação de marketing?

Muitos pensam que qualquer ação realizada automaticamente (como seguir de volta ou agendar postagens em redes sociais) já sejam Automação de Marketing em sua forma plena.

Mas essas são só ações simples e estão muito abaixo do que consideramos uma Automação de Marketing efetiva.

Automação de Marketing significa entender e agir de forma personalizada com as pessoas que interagem com sua empresa nos diferentes canais on-line.

É entender exatamente o interesse do Lead e seu estágio de compra, dando a ele todas as informações de que precisa em determinado momento de maneira automatizada.

Vantagens da automação de marketing

Investir em Automação de Marketing possibilita aumentar as vendas, diminuir os custos de aquisição de clientes e melhorar a retenção deles.

Independentemente do tamanho do seu negócio, ter uma boa automação de marketing ajuda a valorizar a sua empresa. Todos nós sabemos que as estratégias de automação de marketing, quando bem elaboradas e direcionadas a um público específico, resultam na captação de novos clientes e, consequentemente, no aumento constante das vendas e no crescimento do negócio.

Plano de marketing

O planejamento de automação auxilia no controle de gastos e no registro de ações para aumentar o número de vendas. É por meio dele que a empresa conseguirá formular estratégias competitivas que estejam à altura das demandas do mercado, além de idealizar os resultados que deseja atingir.

Qual o seu objetivo?

Para adquirir uma automação de marketing, você precisa, antes de mais nada, definir os objetivos da sua empresa. Alguns empreendedores têm um feeling e bom senso para montar o seu próprio plano. Entretanto, alguns preferem ter o acompanhamento de um especialista para elaborar as estratégias.

Trace estratégias

Essa é a parte em que você vai estabelecer de que maneira alcançará os seus objetivos. Lembre-se: as estratégias lhe ajudarão a obter vantagens sobre a concorrência e a se posicionar no mercado. Por isso, essa etapa é muito importante.

Entenda quem são seus clientes         

Um plano de marketing tem que ser voltado para o público alvo. Por isso, conheça a fundo os seus clientes. Avalie de maneira detalhada o target da sua empresa.

Automação de marketing para e-commerce

Um bom gestor está sempre à procura de soluções para aprimorar o seu negócio, mesmo quando os resultados são satisfatórios. Afinal, é sempre possível tornar os processos internos mais produtivos em qualquer contexto. As ferramentas de automação de marketing para e-commerce são a prova disso.

Com tanta concorrência e um consumidor mais exigente, é fundamental encontrar maneiras de tornar as suas estratégias mais eficientes e produtivas. Nesse cenário, a automação de marketingpara e-commerce é uma saída para garantir que os resultados do seu negócio sejam sempre melhores em relação ao período anterior.

Melhores resultados

O nosso imaginário pode transformar um conceito em uma coisa que ele não é. Ao utilizar o termo automação, muitas vezes, o que se vem à cabeça é a “robotização” do setor de uma empresa, por exemplo. No caso da automação de marketing para e-commerce, isso não tem nada a ver com robôs, e sim com a otimização de processos.

Automação de marketing é, portantotornar o caminho, para alcançar os seus objetivos, mais curto, barato e eficiente, sempre conseguindo gerar melhores resultados.

A presença cada vez mais ostensiva das organizações no ambiente digital tem dado novos contornos para a comunicação empresarial. Mais do que uma tecnologia, a internet é uma das marcas da sociedade contemporânea, que visa a instantaneidade junto à qualidade e à interatividade. E não para por aí. A criação de processos de trabalho apoiados em tecnologias que atravessam as fronteiras organizacionais representa, inclusive, avanços nos projetos comerciais, que podem tornar a empresa mais ágil e permitir-lhe acompanhar certas mudanças. Uma delas é a criação das lojas online.

Lojas virtuais: o que são?

O conceito de loja virtual pode ser definido como um site na Internet onde as empresas expõem e vendem seus produtos ou serviços. Os clientes podem acessar o site de qualquer lugar, em qualquer horário e escolhem os produtos ou serviços ali mesmo. O pagamento é feito através do sistema que a loja virtual oferece e você recebe o produto no conforto da sua casa. Viu só como as coisas evoluíram?

Como criar

Para criar sua loja virtual primeiro é necessário escolher uma plataforma que nada mais é do que um software responsável pela exibição e pelo gerenciamento da loja. Por meio dele, também é possível fazer o cálculo de fretes, cadastro dos produtos e preços. Tudo na maior comodidade.

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