O e-commerce brasileiro começou 2017 com boa perspectiva de faturamento: a expectativa é de alta de 10% a 15% no ano, segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Ter uma loja virtual é um desafio e o sucesso não surge da noite para o dia, mas você pode sim lançar um e-commerce promissor, por isso vamos ajudar você a esclarecer alguns pontos importantes que vemos com frequência e podem se encaixar em sua situação.
A intenção deste artigo é fazer com que você pense, se norteie. É importante ter em mente que o e-commerce é diferente da loja física, parece óbvio, mas separe bem as coisas, seu produto terá uma visibilidade muito maior e por pessoas que você nem imagina, mas é preciso ter foco nos que realmente são seu público alvo.
Neste artigo você irá entender mais sobre:
– Como avaliar o mercado e iniciar as atividades
– O que é fundamental para o bom funcionamento do e-commerce
– Como trabalhar a loja virtual no início e manter o tráfego
– E-commerce na prática
“O ingrediente crítico é arregaçar as mangas e fazer algo. Um monte de pessoas têm ideias, mas existem poucas que decidem fazer algo, no momento, em relação a elas. Não amanhã, nem na semana que vem. Mas hoje. O verdadeiro empreendedor é um realizador, não um sonhador.” – Nolan Bushnell – Fundador da Atari.
Como avaliar o mercado e iniciar as atividades
Seja objetivo, mas não perca os detalhes, isso quer dizer que deve tomar decisões com segurança, mas pense como o consumidor, ele quer encontrar os produtos certos, com facilidade e sentir confiança.
Você imagina um produto incrível, com diferencial e deseja disponibiliza-lo, mas não sabe por onde começar. Essa é uma situação que todo empreendedor passa, mas, o que fazer? Primeiramente tenha todas as informações relevantes do seu site e não se esqueça de que, mesmo que em valor menor, será necessário um investimento. O Plano de Negócios irá norteá-lo e fará com que tome as melhores decisões. Comece da seguinte forma: Quem são os meus clientes? O que eles procuram? Por que preço? Como estão os meus concorrentes? A partir daí molde sua loja com um diferencial competitivo.
O que é fundamental para o bom funcionamento do e-commerce
Você precisa controlar todo o processo, desde o gerenciamento do produto até o aproveitamento e percepção do consumidor que navega no site. Para isso use sistemas de controle de estoque e envio de mercadoria, proporcione uma plataforma que foque na usabilidade para que todos encontrem o que precisam e finalizem a compra da melhor maneira, mantenha a atenção no que divulgam de sua empresa, tenha uma boa plataforma para o e-commerce, se atente aos prazos, produtos e envio, fale sempre com o seu consumidor, lembre-se do pós venda, é mais fácil e barato manter um consumidor do que conquistar novos.
Como trabalhar a loja virtual no início e manter o tráfego
Conseguir audiência requer um trabalho árduo, um site recém lançado, para que tenha tráfego logo de início, deve fazer uma prévia, facilitando o lançamento. O que você pode fazer:
– E-mail prévio ao público específico.
– Campanhas de lançamento.
– Parcerias com outros sites.
– Autoridade através de especialistas.
– Marketplace.
A Netshoes, empresa de materiais esportivos, segundo o fundador Marcio Kumruian, ao lançar o e-commerce obteve a primeira venda de um par de sapatos após três meses de funcionamento da loja virtual, hoje as vendas variam em 35 mil itens vendidos por dia.
“Tudo o que você for fazer bem feito será difícil. Se a coisa for fácil, desconfie.” – Silvio Santos – Fundador do SBT e do Grupo Silvio Santos.
E-commerce na prática
Você pode explorar estes tópicos e se aprofundar em cada um deles, eles são uma dica para que você preste atenção, avaliando e fazendo esta lição você já terá grande diferencial.
Plataforma: Pode parecer óbvio, mas escolher a plataforma ideal é questão de sobrevivência de uma loja virtual. Se você não escolhe qualquer lugar para abrir sua loja física, por que faria isso com a loja virtual? Pense em qual a dimensão que sua loja pode atingir
Marketplace: Quem ainda não conhece o potencial do markatplace, ambiente de varejo online onde múltiplas empresas ofertam e comercializam seus produtos (exemplo: Mercado Livre), com inserção automatizada e divulgação do produto, está perdendo a oportunidade de ter um grande aumento nas vendas.
Logística: A distribuição é primordial para o bom funcionamento da empresa, avalie as melhores opções para que seu cliente receba tudo dentro do prazo.
Mídias Digitais: Se você pretende trabalhar no meio online deve se atentar a isto com muita cautela, tudo deve passar a mesma mensagem: site, mídias sociais, e-mail, etc. Faça tudo para que o seu público alvo se identifique.
Diferencial de Mercado: Por que as pessoas comprariam de você? Atendimento? Preço? Prazo? Produtos diferenciados? Descubra qual seu diferencial e trabalhe em cima disso.
Muito pode ser dito sobre lojas virtuais de sucesso, mas lembre-se: a persistência é um fator primordial. A Imédia Comunicação pode ajudar você, entre em contato conosco!