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Demita o seu cliente tóxico, que esgota sua energia e tira a sua paz

Todo cliente é importante? O cliente tem sempre razão? Precisamos fazer tudo pelo e para o cliente? A razão da existência da nossa empresa é o cliente, e precisamos reconhecer isso, acima de tudo? Bem, se você respondeu “sim” para todas estas perguntas, para o bem do seu negócio é preciso rever seus conceitos o quanto antes. Pensando assim, você pode estar perdendo dinheiro!

Sim! Por mais que possa parecer o contrário, tem certas vendas, para determinados clientes, que não valem a pena. São vendas que parecem que deram lucro, mas trazem um baita prejuízo para o nosso negócio. Mas que tipo de cliente parece dar lucro, mas na verdade traz prejuízo? O cliente tóxico.

E o melhor conselho que podemos lhe dar é: demita o seu cliente tóxico, que esgota sua energia e tira a sua paz. Sim, demita-o expressamente, sem dó nem piedade, sem medo de perder aquele faturamento, que na verdade não agrega valor ao resultado, muito pelo contrário. Cliente tóxico é sinônimo de prejuízo, chateação, problema e, sobretudo, desassossego.

Cada cliente tem o seu jeito e suas particularidades. Uns dão mais trabalho, outros são mais decididos, tem aqueles que demandam um bocado de atenção e mesmo os que fazem suas compras com toda tranquilidade, agradecem e ainda divulgam sua marca por aí. Há clientes para todos os tipos e gostos, essa que é a verdade. E cada um deles merece o melhor tratamento, porque esse é um valor que sua empresa tem que ter e exercer.

O que é um cliente tóxico?

Mas tem o cliente tóxico também. Esse é aquele consumidor que esgota a sua energia por completo. É aquele cliente que reclama de tudo, cria problema, trata sem educação os seus vendedores, fala mal do seu negócio e se acha acima da lei e de todos os outros mortais, simplesmente porque escolheu comprar algo na sua loja.

Se você acha que ele traz lucro com a compra realizada, está redondamente enganado. Na verdade, ele ocupa o seu vendedor por um tempo muito superior ao limite aceitável, joga contra a sua empresa falando mal dela para seus familiares e amigos e rouba o seu sossego e tira a sua paz, o que acaba influenciando negativamente no resto do seu dia (ou até semana). Qual o valor do lucro daquela venda diante de tanta chateação e negatividade?

Demitir o cliente tóxico é o melhor que você faz pelo seu negócio.

Renove sua carteira de clientes

Renovar a carteira de clientes é muito importante para qualquer empresa, seja ela do tamanho que for. Afinal, novos clientes trazem outros consumidores, mais lucro e mais divulgação para a sua empresa. Olhar para sua carteira de clientes, sempre se preocupando em renová-la, é uma atitude extremamente saudável para o seu negócio.

Demitir o cliente tóxico é apostar na renovação da sua carteira de clientes, e para melhor! Aposte todas as suas fichas naquele cliente que valoriza a sua marca, o seu produto ou serviço, que trata sua equipe com educação, que tem boa vontade e que será fiel daqui por diante. Esse é o cliente que merece toda a atenção e os mimos possíveis, como descontos, por exemplo.

O cliente tóxico sempre pede desconto, insistentemente, até conseguir. E se não o consegue, muitas vezes decide comprar na concorrência. Ótimo! Não dar o desconto é a melhor forma de demitir o cliente tóxico, dar lhe um cartão vermelho. Acredite: nada nesse mundo vai agradar ao cliente tóxico, por isso demiti-lo é o melhor a fazer pelo seu negócio. Poupe suas energias para quem as merece!

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