A pandemia do novo coronavírus vem provocando um estrago gigantesco na economia do mundo inteiro, e é claro que em países como o Brasil esse estrago tem sido ainda maior. Porém, é preciso reconhecer que a pandemia já está deixando um legado também: a transformação digital dos negócios. O crescimento do e-commerce é notório e tem se transformado em uma verdadeira tábua de salvação para muitos negócios.
Para muitas empresas, o e-commerce tem sido muito mais do que uma tábua de salvação nestes tempos de pandemia. A criação de uma loja virtual e o e-commerce estão levando estes empreendimentos para outro patamar, ampliando verdadeiramente o campo de atuação e conquistando um cliente que jamais seria acessado senão pelos meios digitais.
A vacina já é uma realidade, e em muitos países avança para o controle da pandemia. Por aqui, ainda teremos que esperar um pouco mais, infelizmente. Porém, a verdade é que o e-commerce já se mostrou o melhor caminho para mais vendas, para suportar e até se destacar durante o isolamento social e, mais do que isso tudo, para depois da pandemia também.
O e-commerce na pandemia
O e-commerce já vinha observando um crescimento estrutural há alguns anos, mas a pandemia do novo coronavírus turbinou seus resultados. A Associação Brasileira de Comércio eletrônico (Abcomm), garante que a pandemia trouxe mais de 30 milhões de novos consumidores para o e-commerce. Eles, compraram pela primeira vez e continuam consumindo, aumentando, em muito, a base de clientes que fazem compras online.
As vendas do comércio online estão em franco crescimento. Um dos gigantes do varejo nacional, o Magazine Luiza, por exemplo, registrou um aumento de nada menos do que 148% nas suas vendas digitais no terceiro trimestre de 2020. Entre julho e setembro do ano passado, o seu e-commerce foi responsável por dois terços das vendas da empresa. Dona do Ponto Frio e das Casas Bahia, a Via Varejo conseguiu reverter os prejuízos de 2019, com um lucro de R$ 590 milhões no mesmo terceiro trimestre de 2020. O e-commerce, neste caso, respondeu por 41% das vendas.
Os horizontes, é importante observar, são enormes! Uma pesquisa da Serasa Experian mostrou que por conta da pandemia o número de brasileiros que compra pela internet triplicou, passando de 11% (em março de 2020) para 31% (julho do mesmo ano). Ou seja, ainda tem muito consumidor que não utilizou o mouse ou a ponta dos dedos para fazer compras online, mas certamente o fará.
Mas qual é a estratégia para vender mais na pandemia?
Essa é a pergunta que todo empreendedor se faz, dia e noite, nestes tempos de novo coronavírus. Como vender mais na pandemia? Quais as estratégias para vender mais? Como chegar ao consumidor e efetivar a venda? Enfim, como alcançar os resultados esperados, que traga crescimento e sustentabilidade?
A resposta está na internet, e é o marketing digital quem vai lhe mostrar o caminho. A loja virtual é muito mais do que apenas fincar a presença da sua marca na internet. O e-commerce é muito mais do que apenas a venda propriamente dita. Ocupar a internet, interagir com o cliente, buscar mais lead, efetuar mais vendas, tudo isso traz relevância e solidez ao seu negócio porque trabalha a sua autoridade.
O que queremos dizer é que não adiante vender uma ou duas vezes para um determinado cliente. É preciso fidelizá-lo à sua marca, conquistar sua parceria e ampliar seu relacionamento com ele. Assim, os resultados irão aparecer na pandemia e depois dela também!