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O que é Inbound Marketing?

A presença cada vez mais ostensiva das organizações no ambiente digital tem dado novos contornos para a comunicação empresarial. Mais do que uma tecnologia, a internet é uma das marcas da sociedade contemporânea, que visa a instantaneidade junto à qualidade e à interatividade. E não para por aí. A criação de processos de trabalho apoiados em tecnologias que atravessam as fronteiras organizacionais representa, inclusive, avanços nos projetos comerciais, que podem tornar a empresa mais ágil e permitir-lhe acompanhar certas mudanças.

Diante disso, as empresas precisaram criar novas formas de conquistar e manter seus clientes e, dentre tantas ferramentas disponíveis, o Inbound Marketing, por sua vez, foi a melhor delas.

O Inbound é uma concepção do marketing focada em atrair, converter e encantar clientes. O Marketing de Atração, como também é chamado o Inbound, afasta-se do conceito tradicional da publicidade e possibilita a conexão com o público-alvo por meio dos pilares: Marketing de Conteúdo, SEO, Estratégias em Redes Sociais.

Benefícios do Inbound marketing

Atrair cientes em potencial por meio de conteúdo relevante traz vários benefícios para o seu negócio, seja ele grande ou pequeno, B2B ou B2C.

Na atualidade, quem quer continuar relevante para seus clientes precisa ter visibilidade nas redes sociais. Como já falamos anteriormente, o importante não é estar na internet, mas sim, como se colocar nela para ganhar a atenção do público e se destacar em meio à concorrência.

O Inbound Marketing, contudo, é uma maneira de engajar o seu público-alvo por meio da criação de conteúdos relevantes e valiosos, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios.

Quer saber mais?

Marketing estratégico para aumentar as vendas

Ao contrário das propagandas agressivas que jogam anúncios na “cara” das pessoas quando elas não estão preparadas, o objetivo do marketing de conteúdo é atrair o público sutilmente. Deu pra entender?

Conteúdo relevante e SEO

Produzir conteúdo relevante é a melhor forma de colocar seu site na primeira página do Google, onde ele sempre será encontrado pelo seu público, deixando uma porta convidativa para que ele entre.

Modo geral, esse trabalho consiste, essencialmente, em produzir conteúdos relevantes ou de impacto extremamente positivo, sejam eles educacionais, profissionais, tutoriais ou simplesmente conteúdos de entretenimento.

A importância do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é fundamental não só pelo tráfego orgânico que ele gera, mas principalmente pela percepção que ele cria junto do seu público.

Gerar tráfego para o site

Um dos principais resultados de uma boa estratégia de Inbound Marketing é, sem dúvida nenhuma, a geração de tráfego orgânico.

A produção de bons conteúdos gera um impacto positivo na captação de tráfego por meio das redes sociais. Naturalmente, bons conteúdos geram links e compartilhamentos e isso tenderá a ajudar o seu site a ganhar uma maior visibilidade nas páginas de resultados orgânicos de motores de pesquisa.

Alcance do público certo

Uma estratégia de Inbound bem elaborada tem tudo para aumentar muito o público que entra em contato com a sua mensagem por meio de conteúdo.

O nome “marketing de atração” não foi dado à toa. Por oferecer conteúdo que ajuda a persona na prática, em vez de simplesmente tentar “empurrar” qualquer produto nela, cria-se uma relação de confiança.

A partir daí, seu público estará mais aberto a ouvir suas recomendações e dicas do que estaria sem uma estratégia de conteúdo focada nas necessidades deles.

Planejamento e marketing de atração

Cada vez mais as empresas estão sendo impulsionadas a planejarem seus negócios e atividades, apoiando-se em análises mais complexas sobre os ambientes internos e externos, realizando diagnósticos e ações estratégicas com o intuito de potencializar os seus atributos, suas missões e resultados.

Esse contexto, portanto, impulsionou novas maneiras das organizações gerenciarem suas atividades, uma vez que a complexidade social, cultural e econômica influencia a política organizacional, seus públicos e estratégias.

De uns tempos para cá, muitas empresas migraram para o ambiente digital e deram certo. No Inbound Marketing, depois de atrair estranhos e fazer com que se tornem leitores do seu blog e seguidores nas redes sociais, é preciso convertê-los em leads, ou seja, clientes em potencial.

O bom relacionamento com o cliente pode ser uma das formas mais valiosas de aumentar as vendas da sua empresa. A criação de conteúdo e materiais relevantes sobre sua empresa ajuda a manter o bom relacionamento com os usuários.

Encantamento

O segredo também está no conteúdo avançado. Investir ao máximo na comunicação clara e direta com o cliente, respondendo suas dúvidas e ajudando-o a encontrar as melhores soluções para alavancar seu negócio é imprescindível.

Com o mercado em crise, muitas empresas estão sofrendo com a queda constante de vendas. Se você tem uma companhia, mas não está contente com os resultados que ela está alcançando, saiba que você pode melhorar e muito as suas vendas investindo em Inbound Marketing.

Comunicação estratégica

O foco em um nicho é muito importante principalmente se o seu mercado tem muita concorrência. Ao ficar conhecido como especialista em um determinado segmento, suas vendas irão crescer.

Com o avanço da tecnologia e da rede mundial de computadores, muitas empresas que migraram para o ambiente digital já estão trabalhando a todo vapor e com as vendas lá em cima. Este novo sistema gera diversos benefícios para todo tipo de empresa e você provavelmente já sabe disso.

Conheça seu cliente

A dica é: Invista tempo para conhecer o que motiva seus clientes a comprar. Conheça suas necessidades, desafios, dores, preocupações e medos. As pessoas compram porque desejam resolver um problema e, se você sabe como resolver, aumentará suas chances de vender.

Aumento das vendas

E se o seu objetivo é alavancar as vendas, com o Inbound Marketing, eventualmente, suas demandas aumentarão sem que você precise se preocupar com isso.

E aí? Deu para entender o que é Inbound Marketing?

Pode ter certeza que aprender sobre Inbound Marketing é uma ótima forma de investir seu tempo e recursos. Além de se preparar para implementá-lo com sucesso, também vai saber como treinar melhor sua equipe e manter todos atualizados com as melhores práticas do mercado.

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