Na esfera do mundo globalizado, os novos canais de comunicação mudaram a forma como as pessoas consomem as informações. Estas transformações tecnológicas, por sua vez, ocorridas nos últimos anos, ocasionaram mudanças, também, nos hábitos dos consumidores. Este novo consumidor tem à sua disposição uma série de ferramentas e instrumentos que permitem pesquisar, ler, analisar e questionar sobre novos produtos e serviços.
Torna-se, portanto, preponderante entender que o verdadeiro trabalho de um profissional de marketing frente a essa nova realidade deve estar voltado às tecnologias digitais e demais plataformas, sites, ferramentas e instrumentos utilizados por meio da rede mundial de computadores.
Entender esse novo perfil de público e corresponder às suas expectativas é o novo desafio do profissional de marketing.
Sendo assim, resolvemos trazer as maiores tendências do marketing digital para 2020.
Marketing digital em 2020: principais tendências
No que tange às tecnologias inovadoras – internet e mídias sociais digitais – acreditamos que sempre influenciaram a prática do marketing. Assim, em função do contato rápido e direto com públicos importantes, a tecnologia da internet faz avançar quase todas as facetas da prática do marketing digital e como necessitam de agilidade nas comunicações com seus diversos públicos, as organizações estão enxergando na comunicação digital uma alternativa para se comunicar.
Assim, entra ano, sai ano e o Marketing Digital segue se consolidando como uma das ferramentas mais eficientes para atrair consumidores e ampliar o alcance de uma marca.
Isso porque o sucesso de estratégias voltadas para a internet atrai empresas de todos os tamanhos, o que faz com que a engrenagem de novidades nesse nicho gire cada vez mais rápido.
Para ser bem sucedido em 2020, é preciso saber mais do que você sabia em 2019. Afinal, acompanhar as mudanças nas preferências da audiência e ficar por dentro das tendências que surgem a cada dia é fundamental para se destacar em um mercado já caracterizado pela alta competição.
Sendo assim, elaboramos este texto para listar as principais tendências de Marketing Digital em 2020. Continue a leitura e acompanhe!
Uso de chats privados para comunicação
O uso de redes sociais para interagir com consumidores foi uma das grandes revoluções proporcionadas pelo marketing na era da transformação digital. Esses canais servem como plataformas para atrair a atenção da audiência e, em casos mais avançados, dispõem de chats privados que podem ser usados para o atendimento.
O sucesso na comunicação via mensagem direta em redes como o Facebook, Twitter e o Instagram fez com que as marcas olhassem com maior atenção para essa funcionalidade.
Os chats privados, afinal, são checados frequentemente pelos usuários e já fazem parte de sua rotina digital. Podemos dizer que é uma versão mais jovem e atual do e-mail. Seguindo esse pensamento, por que não investir na comunicação em aplicativos que, em essência, funcionam como chats privados?
É o caso, por exemplo, do WhatsApp, cujas funcionalidades já vem sendo utilizadas para vendas há algum tempo. A tendência é que isso aumente e se expanda para outras áreas, como a nutrição de leads.
Investimento em inteligência artificial
A inteligência artificial é a bola da vez. Muita gente associa a ideia de inteligência artificial a robôs. Ainda que robôs possam utilizar inteligência artificial para simular o comportamento humano, o conceito é muito mais simples do que isso.
Inteligência artificial é a capacidade de máquinas aprenderem e imitarem o comportamento humano. Isso vale para robôs, mas também para computadores, softwares e dispositivos.
Hoje, a tecnologia já é aplicada em recursos como os chatbots, atendentes virtuais que simulam um humano e conseguem aprender com as interações com os usuários.
A tendência é que esse tipo de aplicação seja apenas o começo de uma expansão de possibilidades.
Um exemplo que não deixa dúvidas da importância dessa tecnologia é o crescimento das buscas por voz. O que muda é que o desenvolvimento tecnológico vem tornando a experiência dos usuários cada vez mais qualificada. Hoje, a maioria dos serviços de reconhecimento de voz consegue processar até falas mais confusas, como as proferidas por crianças pequenas. Tal tecnologia é, portanto, algo cada vez mais presente na rotina das pessoas.
Criação de conteúdos em áudio
Assim como as imagens, o áudio é um elemento que vem se popularizando no Marketing Digital, principalmente no que diz respeito às buscas por voz. Porém, a tendência vai muito além da mera realização de pesquisas por meio da fala.
Em busca de experiências cada vez mais ágeis e eficientes, os usuários têm dado muita atenção a conteúdos sonoros.
A mera inclusão de um player como alternativa à leitura de um texto torna o conteúdo mais atraente para a audiência, que pode apertar o play e se dedicar a outras tarefas de forma simultânea.
SEO ganha cada vez mais destaque nas estratégias
Outra das tendências do marketing digital em 2020 é a valorização ainda maior do trabalho de SEO – Otimização de Sites para Ferramentas de Busca, responsável pela exposição orgânica de uma marca nas páginas de respostas dos grandes buscadores como o Google e Bing.
As técnicas de SEO vêm se aprimorando rapidamente, na medida em que as atualizações dos algoritmos do Google se tornam cada vez mais frequentes, buscando se adaptarem a novos hábitos dos consumidores e novas tecnologias que vão surgindo a cada dia.
Uso ainda maior de influenciadores digitais
Os influenciadores digitais conquistaram seu espaço como elementos de divulgação e promoção das marcas, e uma das tendências do marketing digital em 2020, na área de redes sociais, é que se torne cada vez maior o uso dos influenciadores digitais nas campanhas on-line.
As pesquisas comprovam que as pessoas levam muito mais em consideração as recomendações de produtos e serviços de uma pessoa do que as feitas através de um anúncio ou press releases. E é justamente aí que os influenciadores digitais entram.
Avanço no uso de aplicativos de mensagens privados
Uma das tendências do marketing digital em 2020 que deve promover uma mudança nos hábitos de consumo é o uso cada vez maior de aplicativos de mensagens privadas como WhatsApp, Viber e WeChat.
Muitas empresas já estão analisando como utilizar estes aplicativos em suas estratégias de Marketing digital, na medida em que eles ficam cada vez mais populares.
Entender esse novo perfil de público e corresponder às suas expectativas é, portanto, o novo desafio do profissional de marketing em 2020. A pergunta é: sua empresa está preparada?