INSIGHTS .

Tendências para o marketing digital em 2021

A pandemia do novo coronavírus trouxe muitos aprendizados e uma nova realidade, que veio para ficar. É o caso, por exemplo, das vendas online, que já observavam um ritmo grande de crescimento e, ainda assim, foram impulsionadas diante do isolamento social.

Nunca se consumiu tanto pela internet: de acordo com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, as vendas online cresceram nada menos do que 137,35% em maio de 2020, se comparadas aos resultados alcançados no mesmo mês do ano anterior.

O marketing digital, claro, está atento a todo esse movimento, oferecendo suporte para que as empresas surfam nessa onda e potencializem seus resultados. Mas quais são as tendências para o marketing digital em 2021? Quais são as soluções que o marketing digital traz para as empresas conquistarem seu espaço no e-commerce?

Se você já ouviu falar em Reels, em assistentes pessoais, em conteúdos interativos e marcas mais humanas, está no caminho certo. Neste artigo vamos lhe apresentar as tendências para o marketing digital em 2021.

O marketing digital e as tendências para 2021

Não há dúvidas de que as incertezas geradas pela pandemia afetaram os negócios no mundo inteiro. A maior parte das empresas precisou se reinventar, se adaptar e buscar alternativas para manter a lucratividade e, até mesmo, para não fechar suas portas. Os restaurantes, bares e lanchonetes, por exemplo, tiveram que migrar para o online e adotar o delivery como ferramenta principal de vendas, e isso trouxe excelentes resultados para muitos empreendimentos.

O marketing digital também precisou ser repensado para oferecer o melhor suporte às empresas. O consumo online aumentou e o próprio consumidor mudou. Hoje, ele tem um olhar diferente das marcas, apostando em uma relação mais humana e diferenciada. O consumidor quer comprar em empresas engajadas porque ele mesmo está mais engajado. Hoje, muita gente prefere comprar de pequenos comerciantes, apoiando esses negócios, ainda que tenha que pagar um pouco mais por suas compras. Como o marketing digital vem respondendo a essa nova realidade? É o que vamos mostrar agora, apontando as tendências para o marketing digital em 2021.

As 10 principais tendências para o marketing digital em 2021

  1. User Generated Content (UGC) nas estratégias: traduzindo, UGC significa conteúdo gerado pelos usuários. O marketing digital utilizará cada vez mais o UGC, apoiando-se no poder de influência dos próprios usuários. Afinal, as pessoas tendem a confiar mais em pessoas como elas do que em anúncios publicitários.
  2. Utilização de conteúdos interativos: a ordem é criar um maior envolvimento humano, buscando interatividade. Ebooks, infográficos, questionários, vídeos e quizzes vão ganhar muito espaço em 2021.
  3. Experiências em tempo real: a live é o melhor exemplo dessa tendência. O consumidor quer ter experiências online, em tempo real. Shows, jogos, palestras, aulas e entrevistas ganham força como estratégia de marketing digital.
  4. Reels e Tik Tok: ambos devem explodir esse ano. O Tik Tok, por exemplo, foi o app mais baixado do mundo no primeiro trimestre de 2020, com mais de dois bilhões de downloads. O Reels também virou tendência: os vídeos de 15 segundos publicados no Instagram ganham uma força incrível este ano.
  5. Assistentes pessoais: por aqui já cresceram 47% durante a pandemia. Assistentes como o Amazon Echo, Google Home e Alexa trazem agilidade para o nosso dia a dia e um campo gigantesco para ser explorado pelo marketing digital em 2021.
  6. Buscas no Google sem cliques: recursos como featured snippets (trechos em destaque) e o Google Meu Negócio, por exemplo, ganham destaque e se fortalecem em 2021.
  7. Marcas mais humanas e comprometidas: as empresas assumem um novo papel social, mais humano e comprometido com as pessoas.
  8. Conteúdos com mais qualidade: não basta encher a rede de conteúdos, é preciso apresentá-los com qualidade.
  9. Foco na análise de dados: o marketing digital vai investir ainda mais em métricas para medir resultados e buscar o caminho certo.
  10.  Agile marketing: a agilidade, hoje, é fundamental, inclusive para mudar uma estratégia de marketing que não está trazendo os resultados esperados. Metodologias ágeis ganham força em 2021, com planejamentos flexíveis e foco no consumidor.

Estes são as 10 principais tendências do marketing digital para 2021. Sua empresa está preparada para elas?

O futuro da sua loja por meio do Marketing de conteúdo e E-commerce (imediacomunicacao.com.br)

× Como posso te ajudar?